adplus-dvertising

O que se produz com o látex?

Índice

O que se produz com o látex?

O que se produz com o látex?

A seringueira é uma árvore de onde é extraído o látex, uma seiva leitosa que é produzida na casca da planta. ... O látex é a matéria prima da borracha natural e é essencial para a manufatura de mais de 40 mil produtos usados nas mais diversas possibilidades.

Quem fazia a extração do látex na floresta?

Os seringueiros são trabalhadores que vivem da extração de látex das seringueiras, árvores com ocorrência principalmente na floresta amazônica.

Que mudança ocorreu nas técnicas de extração do látex?

Inicialmente, o látex era comumente utilizado na fabricação de borrachas de apagar, seringas e galochas. Anos mais tarde, os estudos desenvolvidos pelo cientista Charles Goodyear desenvolveu o processo de vulcanização através do qual a resistência e a elasticidade da borracha foram sensivelmente aprimoradas.

Qual foi o maior problema encontrado pelos exploradores na extração do látex?

um dos maiores problemas enfrentados pelos exploradores da Borracha foi a falta de mão de obra. A população Regional era pequena, levando uma intensa campanha para atrair Imigrantes.

Qual é a árvore é responsável pela produção do látex?

seringueira É na casca da seringueira que são encontradas as estruturas secretoras que contêm látex, chamadas de vasos laticíferos. Mas é somente a partir do sexto ano de idade que a planta inicia a produção da matéria-prima da borracha natural.

Qual a serventia do látex e como é feito o beneficiamento do produto?

Além da borracha em si, o látex serve para a confecção de diversos artefatos produzidos por comunidades tradicionais, tais como sacos encauchados e encauchados de vegetais da Amazônia.

Qual é o nome do profissional que extrai o látex?

O seringueiro é o personagem principal típico da região dos seringais. É aquele que extrai o látex das seringueiras e viabiliza sua transformação em borracha natural.

Quem foi levado para extrair o látex nos seringais?

A seringueira (Hevea brasiliensis) é originária da região amazônica do Brasil. A borracha dessa árvore foi descoberta em meados do século XVIII e atualmente é a principal fonte de borracha natural do mundo. … e foi levada pelos ingleses para suas colônias asiáticas.

Como é feita a extração de látex?

  • Extração de Látex. Foto: Jaromir Chalabala / Shutterstock.com O látex natural é obtido fazendo talhos no tronco da seringueira e recolhendo a seiva. Sua aparência é branca leitosa e pegajosa e precisa ser vulcanizada antes da confecção de produtos com ela.

Como é feita a remoção do látex da árvore?

  • Nesse método, é feita a remoção de um pequeno volume de casca da árvore, em um corte inclinado a 30º, permitindo o escoamento da seiva, que desemboca em pequenas canecas afixadas no tronco da árvore. “O látex coagula muito rápido, e para evitar isso, é preciso diluí-lo em uma solução de amônia.

Quais são as formas de comercialização do látex?

  • “Existem outras formas de comercialização do látex, que pode ser apresentado na forma coagulada, chamada também de sernambi, dentro de cumbucas. Há também a comercialização do látex em forma líquida, entregue em latas tampadas, geralmente combinado com amoníaco para que não coagule.

Por que o látex pode causar reações na pele de algumas pessoas?

  • O objetivo é garantir que haja elasticidade, o que não ocorre com a borracha originada do petróleo, por exemplo. Além disso, o látex serve de insumo para a fabricação de brinquedos para bebê e de produtos para pessoas alérgicas, apesar de que a borracha natural pode causar reações na pele de algumas pessoas”, ressalta a pesquisadora.

Postagens relacionadas: