adplus-dvertising

Como funciona a exploração de petróleo em águas profundas no Brasil?

Índice

Como funciona a exploração de petróleo em águas profundas no Brasil?

Como funciona a exploração de petróleo em águas profundas no Brasil?

O jeito é usar estruturas flutuantes conhecidas pela sigla FPSO (unidades flutuantes de produção, armazenamento e descarga, em inglês), mantidas acima do poço por meio de um sistema de cabos e amarras presas ao solo submarino por âncoras e estacas.

Como é feita a extração do petróleo na camada Pré-sal?

Os poços produtores são perfurados no topo do reservatório, pouco abaixo da base do sal. Os injetores de água, quando necessários para manutenção da pressão do reservatório, são perfurados na parte inferior do reservatório, logo acima do contato óleo-água.

Como funciona a exploração de petróleo no Brasil?

No caso do petróleo e gás natural, a exploração pode ser feita por empresas estatais ou privadas através de licitação pública – as chamadas rodadas de licitações, realizadas pela ANP –, sob os regimes de concessão ou partilha da produção, ou por meio de cessão, total ou parcial, de contratos de outras empresas.

Qual a produção em barris de petróleo por dia do maior poço horizontal da Bacia de Campos?

Nossa produção diária de petróleo no pré-sal triplicou nos últimos 4 anos, passando de 500 mil barris por dia, em 2014, para o patamar de 1,5 milhão de barris por dia em 2018.

Qual a profundidade de extração do petróleo?

  • O processo de extração de petróleo varia muito, de acordo com a profundidade em que o óleo se encontra. Ele pode estar nas primeiras camadas do solo ou até milhares de metros abaixo do nível do mar. É o caso das megarreservas descobertas na bacia de Santos nos últimos meses.

Qual o processo de extração do petróleo?

  • Processo de extração: Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida. Você sabe por quê?

Qual a história do petróleo em águas profundas?

  • Petróleo em águas profundas: Uma história tecnológica da PETROBRAS na exploração e produção offshore 1.1. Princípio e evolução da indústria do petróleo no mundo 1.2. Brasil: explorações pioneiras por particulares 1.3. O Estado brasileiro nas atividades de exploração 1.4. A primeira descoberta de petróleo 1.5.

Por que a extração de petróleo no mar é um desafio?

  • A extração de petróleo no mar em águas rasas, profundas e principalmente ultraprofundas é um desafio. Devido à extrema complexidade da exploração na região offshore, os esforços em P&D não cessam na busca de processos de inovações tecnológicas eficientes. CANTO, Eduardo Leite do & PERUZZO, Francisco Miragaia.

Postagens relacionadas: