Como é feita a fisioterapia pélvica?
Índice
- Como é feita a fisioterapia pélvica?
- Porque fazer fisioterapia pélvica?
- Como a fisioterapia pélvica ajuda no parto normal?
- Como fazer uma fisioterapia para bexiga caída?
- Qual exercício é bom para incontinência urinária?
- Como é feita a fisioterapia do assoalho pélvico?
- Quais são os exercícios do assoalho pélvico?
- Quais os benefícios da Fisioterapia pós-parto?
- Qual a relação da fisioterapia com a sexualidade?

Como é feita a fisioterapia pélvica?
A Fisioterapia Pélvica é uma especialidade que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen.
Porque fazer fisioterapia pélvica?
Você já ouviu falar em fisioterapia pélvica? É uma especialidade da fisioterapia responsável por fortalecer o assoalho pélvico, evitando problemas causados pela perda de força naquela região, como incontinência urinária.
Como a fisioterapia pélvica ajuda no parto normal?
A fisioterapia focada no assoalho pélvico é uma das várias especialidades que ajudam a preparar o corpo da mulher para o parto. Além de fortalecer os músculos da região e auxiliar na diminuição da dor, os exercícios previnem possíveis disfunções no pós-parto, como incontinência urinária, e facilitam a recuperação.
Como fazer uma fisioterapia para bexiga caída?
1. Exercícios para bexiga baixa
- Esvaziar a bexiga;
- Identificar o músculo pubococcígeo: para isso, tentar interromper o jato de xixi enquanto urina;
- Voltar a contrair o músculo pubococcígeo depois de urinar para se certificar que sabe contrair o músculo corretamente;
- Realizar 10 contrações seguidas do músculo;
Qual exercício é bom para incontinência urinária?
Os exercícios indicados para combater a incontinência urinária, são os exercícios de Kegel ou os exercícios hipopressivos, que são uma excelente forma de fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhorando também a função dos esfíncteres da uretra.
Como é feita a fisioterapia do assoalho pélvico?
- A terapia foi testada e teve resultados positivos em vários pequenos estudos e testes clínicos publicados em periódicos especializados. Mas o uso médico da fisioterapia do assoalho pélvico é feito especialmente em pacientes que apresentam dor pélvica persistente, problemas de intestino e bexiga, como incontinência, e dor em relações sexuais.
Quais são os exercícios do assoalho pélvico?
- Alguns desses exercícios são: Exercícios desenvolvidos pelo ginecologista Arnold Kegel, o sistema de treinamento muscular do assoalho pélvico é composto de exercícios que buscam aumentar a força de contração dos músculos perineais.
Quais os benefícios da Fisioterapia pós-parto?
- Quais os benefícios da fisioterapia pélvica no pós-parto? No vídeo, a profissional comenta sobre a importância de fazer essa fisioterapia no pós-parto. Além de auxiliar ou minimizar possíveis sequelas do parto em relação à musculatura do períneo, fazer as sessões após o nascimento favorece o retorno às atividades sexuais sem dor, por exemplo.
Qual a relação da fisioterapia com a sexualidade?
- A fisioterapeuta Mônica Lopes explica qual a relação da fisioterapia pélvica com a sexualidade. No vídeo, ela conta sobre a importância do fisioterapeuta ter escuta ativa com os pacientes, além de, se necessário, indicar tratamento multidisciplinar, que envolve fisioterapia e psicoterapia.