O que é um mioma no útero?
O que é um mioma no útero?
O mioma uterino (fibróide, leiomioma ou fibromioma) é uma doença benigna do útero que consiste no crescimento exagerado das células do miométrio (parede do útero). O crescimento destas células ocorre de forma delimitada dando o aspeto de nódulo aos miomas, sendo frequentemente descritos como nódulos miomatosos.
O que causa o mioma?
O mioma não tem uma causa muito bem estabelecida, no entanto surge quando as células do tecido muscular que formam o útero se multiplicam de forma desordenada, levando ao aparecimento do tumor.
Quais são as principais causas do mioma uterino?
- Mioma uterino - causas. As principais causas para o aparecimento desta doença do útero são os fatores genéticos (hereditário), os fatores hormonais e os fatores de crescimento. Vários estudos demonstraram a predisposição genética para o aparecimento dos miomas uterinos, sendo estes mais frequentes entre familiares em 1º grau.
Quais são os sintomas do mioma?
- Dependendo do tipo de mioma, os sintomas podem se diferenciar: Miomas submucosos: são mais propensos a causar sangramento menstrual prolongado, pesado e às vezes são um problema para as mulheres que tentam engravidar Miomas subserosos: podem pressionar a bexiga, causando sintomas urinários.
Posso engravidar com mioma uterino?
- Além disso, mulheres portadoras de mioma uterino que desejam engravidar, mesmo que sejam não tenham sintomas, devem ter um acompanhamento com o ginecologista, pois a presença desse tumor pode trazer algumas complicações na gravidez, como abortos.
Como fazer o tratamento do mioma na gravidez?
- Nestes casos, é possível realizar tratamentos com remédios a base de hormônios, como estrogênios e androgênios, ou cirurgias, que são a miomectomia ou a embolização do mioma para aumentar as chances de engravidar. Veja mais sobre o tratamento do mioma na gravidez.















