O que podemos fazer para preservar a restinga?

O que podemos fazer para preservar a restinga?
O 'ecoturismo' movimenta a economia de muitas comunidades que fazem uso sustentável das áreas de restinga. Estas famílias usam a matéria-prima do ecossistema para confecção de artesanato e preparo de pratos típicos, iguarias e chás medicinais, conquistando seu espaço como uma atração turística cultural.
Qual a importância da preservação das restingas?
As restingas exercem uma série de bens e serviços socioambientais, dentre eles a fixação de dunas litorâneas. As dunas e restingas, formam não só um ecossistema rico em espécies de fauna e flora endêmicas, mas também protegem o litoral de eventos erosivos das ondas e marés.
Como são formados os ecossistemas de restinga?
A restinga é um espaço geográfico formado sempre por depósitos arenosos paralelos à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, podendo ter cobertura vegetal em mosaico.
Por que é importante preservar a vegetação do litoral brasileiro?
Alguns exemplos destes benefícios são a manutenção do ciclo hidrológico, a fertilidade do solo, a proteção das áreas de risco, a produção e a limpeza da água, a manutenção da qualidade do ar, o sequestro de carbono, o equilíbrio climático e a proteção da diversidade biológica da fauna e da flora.
Qual é a importância dos biomas restingas e manguezais no litoral?
Restinga. Assim como o manguezal, a restinga também é um ecossistema de transição entre mar e terra, mas é um ambiente mais seco e arenoso que o primeiro. ... A restinga funciona ainda como uma proteção para o próprio manguezal, já que atua na estabilização desse outro ecossistema.