adplus-dvertising

O que pode ser deduzido do livro caixa?

Índice

O que pode ser deduzido do livro caixa?

O que pode ser deduzido do livro caixa?

As despesas escrituradas em livro caixa podem ser utilizadas como dedução na base de cálculo do Imposto de Renda, pelos contribuintes que receberem rendimentos do trabalho não-assalariado (autônomos), inclusive os titulares dos serviços notariais e de registro, e os leiloeiros.

Quem pode fazer Livro-caixa pessoa física?

A pessoa física que presta serviços relativos ao trabalho não assalariado exclusivamente a pessoa jurídica poderá escriturar no livro Caixa as despesas dessa prestação de serviços para deduzi-las da base de cálculo do imposto, na Declaração de Ajuste Anual.

Como fazer o lançamento de despesas no livro caixa?

Na Declaração de Imposto de Renda, as despesas escrituradas em Livro Caixa devem ser informadas na penúltima coluna da ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior".

O que é Livro-caixa pessoa física?

O Livro Caixa é o livro no qual são registradas, mensalmente e em ordem cronológica, todas as receitas e despesas relativas ao trabalho não-assalariado [Autônomos], os titulares dos serviços notariais e de registro, e os leiloeiros.

Como preencher o Livro Caixa?

  • Como preencher o livro caixa? Para facilitar o processo, preencher de forma cronológica é a melhor maneira, assim fica mais claro identificar as transações de acordo com os dias em que foram realizadas na empresa.

Como reafirmar a contabilidade no Livro Caixa?

  • Nela devem ser reafirmados os dados presentes na página inicial bem como data e assinatura do responsável. Existe muita similaridade entre a contabilidade e as informações que são registradas no livro caixa.

Quais são as despesas escrituradas em livro-caixa?

  • De acordo com a Receita Federal, as despesas que podem ser escrituradas em livro-caixa são: a remuneração paga a terceiros, desde que com vínculo empregatício e os respectivos encargos trabalhistas e previdenciários;

Será que o contribuinte poderá deduzir as despesas registradas no Livro Caixa?

  • Nesse sentido, lembramos que o contribuinte que auferir rendimentos do trabalho não-assalariado, inclusive os titulares dos serviços notariais e de registro, a que se refere o art. 236 da Constituição, e os leiloeiros, poderão deduzir, da receita decorrente do exercício da respectiva atividade, as despesas registradas no Livro Caixa.

Postagens relacionadas: