Como é feita a escolha do Tribunal do Júri?
Índice
- Como é feita a escolha do Tribunal do Júri?
- O que precisa para participar de um júri popular?
- Como ser jurado no Tribunal do Júri GO?
- O que faz um escrevente no Tribunal do Júri?
- É obrigatório participar de Júri popular?
- Qual é o júri popular?
- Como os jurados podem se comunicar com pessoas fora do júri?
- Quais são os tribunais do júri?
- Quem é o juiz do caso pré-selecionado?

Como é feita a escolha do Tribunal do Júri?
A escolha efetiva dos sete jurados para o Conselho de Sentença ocorre com os nomes dos vinte e cinco jurados listados para aquela sessão depositados em uma urna e, sorteado um nome, primeiro a defesa, e depois a acusação, responde se aceita ou recusa tal pessoa.
O que precisa para participar de um júri popular?
Para se voluntariar é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos, não ter sido processado criminalmente, ter boa conduta moral e social e ser eleitor ativo. Para ser jurado não se exige qualificação profissional.
Como ser jurado no Tribunal do Júri GO?
Para ser jurado, a pessoa deve reunir os seguintes requisitos, conjuntamente: Ser brasileiro, nato ou naturalizado; Não possuir antecedentes criminais; Ter boa conduta moral e social; Estar em dia com as obrigações eleitorais; Residir na cidade do crime (comarca).
O que faz um escrevente no Tribunal do Júri?
O escrivão, que fica posicionado ao lado do Juiz, é a pessoa responsável por registrar tudo o que é dito no julgamento. Promotor: Ele acusa o réu do crime que foi cometido. ... Advogado de defesa: Seu dever é mostrar ao júri que o réu não é culpado.
É obrigatório participar de Júri popular?
Servir como jurado no Tribunal do Júri é obrigação do cidadão. A recusa é penalizada com multa. A função de jurado do Tribunal do Júri, conforme texto do artigo 436 do Código de Processo Penal, é obrigatória e, caso seja convocado, o cidadão não pode recusar sob pena de sofrer multa.
Qual é o júri popular?
- O júri popular é previsto para um único conjunto de crimes, os crimes dolosos contra a vida, sejam eles tentados ou consumados. Esses crimes são os crimes intencionais de homicídio, infanticídio, aborto ou participação em suicídio. Vale destacar que crimes culposos não são levados para o júri popular.
Como os jurados podem se comunicar com pessoas fora do júri?
- Uma vez sorteados, os jurados não podem se comunicar entre si nem com pessoas de fora do júri, muito menos manifestar opinião sobre o caso. Quem descumprir as regras pode ser multado ou até excluído do processo. Faltar ao julgamento, então, nem pensar: a multa é de até dez salários mínimos.
Quais são os tribunais do júri?
- Sob o olhar do juiz, o confronto entre advogados e promotores para convencer sete jurados, cuja decisão traçará o destino dos réus, é a imagem mais conhecida da Justiça. Retratados em filmes e obras literárias, os tribunais do júri são o momento mais aguardado e costumam selar histórias de dor e sofrimento.
Quem é o juiz do caso pré-selecionado?
- O juiz do caso sorteia 25 pessoas das listas, junto a representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública. Se algum deles questionar a imparcialidade dos sorteados, pode pedir a transferência do caso para outro juiz, reiniciando o processo. O nome dos 25 jurados pré-selecionados é colocado em uma urna.