Quais são as possibilidades que se pode arguir em uma resposta técnica?
Índice
- Quais são as possibilidades que se pode arguir em uma resposta técnica?
- O que pode ser alegado nas alegações finais?
- Quais as hipóteses legais de absolvição sumária?
- Qual o termo inicial da resposta a acusação?
- Como deve ser uma resposta à acusação?
- Será que a resposta à acusação deve ser concisa?
- Qual a rejeição da acusação?
- Qual a alegação de incompetência em resposta à acusação?

Quais são as possibilidades que se pode arguir em uma resposta técnica?
Uma resposta elaborada de forma técnica pode gerar, inclusive, uma absolvição sumária, conforme prevê o artigo 397, do CPP, de forma que, sequer, será necessária a realização da audiência de instrução.
O que pode ser alegado nas alegações finais?
Nas alegações finais, a defesa deve expor eventual causa extintiva da punibilidade, como prescrição, decadência, perempção ou “abolitio criminis”. Evidentemente, o ideal é postular a extinção da punibilidade no momento em que se origina a sua causa, por meio de uma petição simples.
Quais as hipóteses legais de absolvição sumária?
Posto isso, o artigo 415 do Código de Processo Penal prevê as seguintes hipóteses de absolvição sumária: a) estar provada a inexistência do fato; b) estar provado não ter sido o réu o autor ou partícipe do fato; c) estar demonstrado que o fato não constitui infração penal; d) estar demonstrada causa de isenção de pena ...
Qual o termo inicial da resposta a acusação?
Processo Penal. 422) Desse modo, o termo inicial é o dia em houver a citação do acusado.
Como deve ser uma resposta à acusação?
- Como deve ser uma resposta à acusação que pretenda produzir algum resultado? De início, é importante analisarmos as disposições legais acerca da resposta à acusação. Neste momento, deixo de apreciar a defesa prévia relativa ao crime de tráfico, examinando somente a resposta à acusação aplicada como regra.
Será que a resposta à acusação deve ser concisa?
- É comum ouvir professores de prática penal dizendo que a resposta à acusação deve ser concisa e que não devemos antecipar teses ou estratégias nessa primeira manifestação defensiva. Entrementes, será que a defesa não deve expor suas teses nesse momento? Como deve ser uma resposta à acusação que pretenda produzir algum resultado?
Qual a rejeição da acusação?
- Oferecida a denúncia ou a queixa, deve o juiz analisar a possibilidade de rejeição liminar da denúncia. Inexistindo causas de rejeição, deverá mandar citar o acusado para apresentar resposta escrita à acusação. Competência – a resposta à acusação deve ser endereçada ao próprio juiz da causa ao qual foi distribuída a ação.
Qual a alegação de incompetência em resposta à acusação?
- Alegação de incompetência em resposta à acusação O CPP deixa bem claro, em seu art. 396-A, § 1º § 1º A exceção será processada em apartado, nos termos dos arts. deste Código. : a incompetência deve ser arguida em exceção, em peça separada, e não no corpo da resposta à acusação.