Como tratar tontura em idosos?

Como tratar tontura em idosos?
Tratamento para tontura no idoso
- Tratar a doença de base;
- Toma de medicamentos para controle dos sintomas vestibulares;
- Consultas periódicas com médico geriatra para evitar excesso de remédios;
- Ter muito cuidado ao se levantar da cama ou cadeira;
- Em casos de défice na visão, ver indicação de lentes ou óculos;
Por que a tontura surge em idosos?
- É mais comum que a tontura surja em idosos, entretanto, também acontece em jovens, e pode surgir em diferentes situações a depender da causa, como ao estar deitado, comum na labirintite, ao se levantar, que surge por quedas de pressão, ou ao fazer algum esforço físico, que acontece em problemas cardíacos ou da pressão.
Por que a tontura em idosos merece atenção especial?
- A tontura em idosos merece atenção especial por sua elevada prevalência, de até 38%, e por seus riscos associados de queda, incapacidade, institucionalização e até óbito.
Qual o tratamento adequado para idosos com tonturas?
- É importante realçar que os idosos com tonturas, após o diagnóstico definido, são beneficiados por um programa de exercícios individualizados, realizados num ambiente seguro e acompanhado por um fisioterapeuta.
Quais são os sintomas da tontura?
- A tontura que acontece por alterações cardíacas e de circulação é chamada de pré-sincope ou hipotensão ortostática e surge quando a pressão cai e o sangue não é bombeado adequadamente para o cérebro. Outros sintomas são a sensação de desmaio ou de escurecimento e surgimento de pontos brilhantes na visão.