Quais os fatores que podem alterar a gasometria?
Índice
- Quais os fatores que podem alterar a gasometria?
- Qual a função do exame de gasometria?
- Qual a diferença de gasometria arterial e venosa?
- Quais fatores podem influenciar a pO2 e pCO2?
- O que é alteração na gasometria?
- O que significa pO2 na gasometria venosa?
- Como é feita a gasometria?
- Quais são os parâmetros do exame de gasometria?
- Quais são os resultados de uma gasometria venosa?
- Como a gasometria arterial determina os valores do oxigênio?

Quais os fatores que podem alterar a gasometria?
- punção arterial dolorosa;
- punção venosa;
- excesso de heparina na seringa;
- bolhas na amostra;
- contaminação da amostra com ar;
- demora na análise da amostra;
- exposição da amostra ao calor;
- falta de calibração adequada do aparelho;
Qual a função do exame de gasometria?
A gasometria arterial determina os valores exatos da quantidade de oxigênio e se os rins e pulmões estão funcionando corretamente, o que ajuda no diagnóstico de doenças pulmonares, renais e infecções.
Qual a diferença de gasometria arterial e venosa?
A principal diferença é a pressão parcial de oxigênio que no sangue venoso é menor que a metade do sangue arterial. O sangue venoso, portanto, não deveria ser usado na avaliação da oxigenação. A utilização da gasometria arterial pode ser um exame útil na avaliação de pacientes com doenças agudas e crônicas.
Quais fatores podem influenciar a pO2 e pCO2?
Bolhas de ar que se misturam com a amostra de sangue resultarão em equilíbrio gasoso entre a amostra e o ar. Assim, bolhas de ar podem baixar significativamente os valores de pCO2 e aumentar de pO2. Quanto maior a quantidade de ar misturado na amostra maior o impacto sobre o resultado13.
O que é alteração na gasometria?
A exposição do sangue ao ar, mesmo por períodos curtos, de 10 a 30 segundos, assim como a homogeneização da amostra contendo uma bolha de ar, podem resultar em alterações significativas no exame de gasometria.
O que significa pO2 na gasometria venosa?
A gasometria se refere à determinação de quatro parâmetros principais em amostras de sangue total arterial ou venoso: pH – potencial hidrogeniônico, pO2 – pressão parcial de oxigênio, pCO2 – pressão parcial de gás carbônico e HCO3- – concentração do ânion bicarbonato.
Como é feita a gasometria?
- A gasometria é um grupo de exames feitos em conjunto que medem o pH e as quantidades de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) no sangue. Em geral, é usado sangue arterial. O corpo normal mantém uma faixa estreita de pH entre 7,35 e 7,45, nem ácida demais ( acidose ), nem alcalina (ou básica) demais ( alcalose ).
Quais são os parâmetros do exame de gasometria?
- Os principais parâmetros que observamos no exame de gasometria são: pH, SatO2 (saturação de oxigênio), pCO2 (pressão parcial do gás carbônico), HCO3 (bicarbonato), Ânion Gap (AG).
Quais são os resultados de uma gasometria venosa?
- Resultados anormais em uma gasometria venosa devem ser interpretados de acordo com os sintomas observados e com outros exames complementares. Em geral, os resultados fora dos intervalos podem indicar: falta de oxigenação ou oxigênio insuficiente para as funções respiratórias; problemas na função renal do paciente.
Como a gasometria arterial determina os valores do oxigênio?
- A gasometria arterial determina os valores exatos da quantidade de oxigênio e se os rins e pulmões estão funcionando corretamente, o que ajuda no diagnóstico de doenças pulmonares, renais e infecções.