Onde os babaçuais se desenvolvem?
Índice
- Onde os babaçuais se desenvolvem?
- Como o babaçu é coletado?
- Como o babaçu é utilizado?
- Qual é a origem do babaçu?
- Por que as quebradeiras de coco mais recentemente?
- Em qual tipo de cobertura vegetal encontramos o babaçu?
- Como ocorre a coleta do côco babaçu no Meio Norte?
- Por que as amêndoas contidas no coco babaçu tem significativo valor mercantil e industrial?
- Onde pode ser utilizado o óleo de babaçu na culinária maranhense?
- Como é feita a produção de babaçu?
- Quais são as matas de babaçu?
- Como é feita a coleta e quebra do coco?

Onde os babaçuais se desenvolvem?
O babaçu é uma palmeira conhecida principalmente pelo fruto que produz. O babaçu é um tipo de palmeira encontrado em diversas áreas da América Latina, sendo que, no Brasil, ocorre principalmente no Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí.
Como o babaçu é coletado?
O coco é geralmente coletado por mulheres de uma das regiões mais pobres do Brasil, chamadas de quebradeiras de coco babaçu. ... Os cocos são coletados nos babaçuais pelas quebradeiras, que quebram as castanhas com um machado para extrair o óleo.
Como o babaçu é utilizado?
As comunidades tradicionais dizem que do babaçu se aproveita praticamente tudo. Das folhas da palmeira pode se fazer armação de coberturas para casas e confecção de artesanatos como cestos, peneiras, esteiras e entre outros. Já o caule (estipe) pode ser usado na marcenaria ou como adubo natural.
Qual é a origem do babaçu?
Suas frutas, em cachos, são sustentadas por um pedúnculo (haste). O coco babaçu mede aproximadamente de oito a 15 centímetros de comprimento e é ligeiramente oval. Origem: Brasil. Ocorrência Natural: Da região amazônica até a Bahia e o Mato Grosso, basicamente na floresta pluvial.
Por que as quebradeiras de coco mais recentemente?
As dificuldades impostas levaram as quebradeiras a se organizar: o MIQCB, rede de cooperativas, associações e comissões dedicada à luta pelo direito das comunidades que extraem o babaçu, tem mais de 20 anos. Desde então, a Lei Babaçu Livre tem sido a principal bandeira das quebradeiras.
Em qual tipo de cobertura vegetal encontramos o babaçu?
É encontrada em maior quantidade nos estados do Maranhão e Piauí, sendo considerada uma planta característica (junto à carnaúba) da formação vegetal Mata dos Cocais, uma zona de transição entre as florestas úmidas da bacia Amazônica e as terras semi-áridas do Nordeste brasileiro, no chamado Meio-Norte.
Como ocorre a coleta do côco babaçu no Meio Norte?
A coleta e quebra do fruto é feita geralmente por mulheres, que saem juntas para colher o coco. A quebra é feita de forma artesanal, realizada com uma pedra e uma machadinha, extraindo de 4 a 5 amêndoas do coco. Estima-se que 1 milhão de quebradores de babaçu vivam nos estados em que ocorre a existência da palmeira.
Por que as amêndoas contidas no coco babaçu tem significativo valor mercantil e industrial?
O principal produto extraído do babaçu, e que possui valor mercantil e industrial, são as amêndoas contidas em seus frutos. ... De maneira geral, praticamente todas as palmeiras em especial o dendê, o buriti e o babaçu - concentram altos teores de matérias graxas, ou seja, gorduras de aplicação alimentícia ou industrial.
Onde pode ser utilizado o óleo de babaçu na culinária maranhense?
Mas o principal fim das amêndoas é a produção de óleo de coco do babaçu. Este é amplamente utilizado na indústria cosmética, alimentícia, de sabões, detergentes, lubrificantes, entre outras e na alimentação das comunidades da região do Cerrado e transição com a Amazônia.
Como é feita a produção de babaçu?
- A produção de babaçu é por extrativismo e feita principalmente por comunidades de pequenas vilas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. No Maranhão, as mulheres que extraem as amêndoas de babaçu são conhecidas como quebradeiras e hoje existem diversas cooperativas. Além das amêndoas, as folhas são usadas na confecção de artesanatos.
Quais são as matas de babaçu?
- As matas de babaçu são identificadas sem dificuldade na paisagem. Essa palmeira chega a atingir 20 metros de altura e dá de dois a seis cachos de coquilhos, dentro dos quais encontramos amêndoas.
Como é feita a coleta e quebra do coco?
- A coleta e quebra do fruto é feita geralmente por mulheres, que saem juntas para colher o coco. A quebra é feita de forma artesanal, realizada com uma pedra e uma machadinha, extraindo de 4 a 5 amêndoas do coco .