O que é preciso para doar plaquetas?
Índice
- O que é preciso para doar plaquetas?
- Como é feito o processo de doação de plaquetas?
- O que seria doação de plaquetas?
- Quem pode doar plaquetas por aférese?
- Precisa estar em jejum para doar plaquetas?
- Quem pode receber plaquetas?
- Porque mulheres que engravidaram não podem doar plaquetas?
- Quem precisa de doação de plaquetas?
- O que é plaqueta baixa sintomas?
- Como fazer o doador de plaquetas?
- Qual o intervalo para uma nova doação de plaquetas?
- Qual a origem da doação normal de sangue?
- Como é possível fazer a doação de órgãos?

O que é preciso para doar plaquetas?
É necessária a apresentação de um documento de identificação oficial com foto, estar alimentado antes da doação de plaquetas (evitando apenas alimentos gordurosos), ter realizado, pelo menos, uma doação de sangue nos últimos 6 meses no INCA e ter disponibilidade de, pelo menos, uma hora e meia para a doação.
Como é feito o processo de doação de plaquetas?
O sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas e retorna para o doador, com todos os outros elementos.
O que seria doação de plaquetas?
A doação de plaquetas se chama aférese. Trata-se da separação dos componentes do sangue com uma máquina coletora. Ela separa os componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva de um ou mais componentes. A máquina separa o plasma, a plaqueta, os leucócitos e as hemácias.
Quem pode doar plaquetas por aférese?
Somente mulheres nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar plaquetas por aférese. Além disso, o doador não deve ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos três dias que precedem a doação.
Precisa estar em jejum para doar plaquetas?
Não consuma bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Esteja descansado, tendo dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação. Nunca venha em jejum. Todos devem estar alimentados e após as refeições, aguardar cerca de 2 horas para a doação.
Quem pode receber plaquetas?
As plaquetas podem ser transfundidas terapeuticamente para pacientes com sangramento ativo ou em preparação para um procedimento invasivo em que é esperado sangramento ou profilaticamente para prevenir sangramentos espontâneos, por exemplo, em pacientes trombocitopênicos em quimioterapia.
Porque mulheres que engravidaram não podem doar plaquetas?
Quando um paciente recebe plaquetas com HLA, seu corpo rejeita esse tecido (plasma sanguíneo, no caso), provocando uma reação adversa. Embora já ter engravidado aumenta a chance de ter o anticorpo no sangue, nem sempre é sinônimo da presença dele: cerca de 80% das mulheres que já engravidaram não têm HLA.
Quem precisa de doação de plaquetas?
A doação de plaquetas atende pacientes com doenças que afetam diretamente a medula óssea, benignas ou malignas, ou aquelas cujo tratamento agride e prejudica a produção de glóbulos da medula óssea, a exemplo das quimioterapias para tratamento do câncer.
O que é plaqueta baixa sintomas?
A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.
Como fazer o doador de plaquetas?
- O doador de plaquetas deve fazer um agendamento prévio no centro de coleta da sua cidade. Assim, será feita uma triagem para ver se o candidato atende todos os requisitos e possui a quantidade adequada de plaquetas para realizar o procedimento.
Qual o intervalo para uma nova doação de plaquetas?
- Além disso, se você doou sangue, só poderá doar plaquetas após 30 dias da doação de sangue. O seu sangue vai passar por uma avaliação clínica e hematológica para que os médicos possam checar se ele tem a quantidade mínima de plaquetas para atingir o rendimento esperado. Qual o intervalo para uma nova doação de plaquetas?
Qual a origem da doação normal de sangue?
- Doação normal - cada doador dá origem a uma unidade de plaquetas a partir da doação normal de sangue, respeitando os limites de peso mínimo, idade, condições de saúde e do número de doações que podem ser feitas em um ano.
Como é possível fazer a doação de órgãos?
- A doação só é realizada em casos de morte cerebral e a família do paciente deve autorizar o procedimento, por isso, é muito importante que o doador deixe esse desejo claro, ainda em vida. Também é possível fazer a doação de alguns órgãos, como rim e parte do fígado, ainda em vida, garantindo uma nova chance ao transplantado.