O que significa compressão medular?

O que significa compressão medular?
A compressão medular aguda é uma complicação de potencial devastador, que pode ser causada por diferentes etiologias de doenças que envolvem a coluna vertebral e estreitam o canal espinal, em particular as neoplasias metastáticas, e podem causar perda neurológica irreversível.
O que é compressão na medula espinhal?
A compressão da medula espinhal resulta de processos que comprimem ou deslocam os espaços dos líquidos arterial, venoso ou cefalorraquidiano, bem como a própria medula. Pode ser consequência de causas extrínsecas, ou etiologias intrínsecas da substância da medula.
Posso comprimir a medula espinhal?
- A medula espinhal pode sofrer compressão por: Osso: se as vértebras estiverem quebradas (fraturadas), deslocadas ou crescerem de modo anormal (como ocorre na espondilose cervical ), elas podem comprimir a medula espinhal. Vértebras enfraquecidas por câncer ou osteoporose podem quebrar depois de uma leve lesão ou, até, nenhuma.
Posso fazer pressão na medula espinhal?
- Lesões e doenças podem fazer pressão na medula espinhal, causando dor nas costas, formigamento, fraqueza muscular e outros sintomas. A medula espinhal pode estar comprimida pelos ossos, sangue (hematomas), pus (abscessos), tumores (cancerígenos ou não) ou um disco com ruptura ou hérnia.
Qual a causa da compressão da medula espinhal?
- Os sintomas de compressão da medula espinhal dependem da localização da compressão (pescoço, parte superior ou inferior das costas, etc.) e da causa da compressão. Diminuição ou perda de sensibilidade no local da compressão. Caso a compressão tenha atingido alguma raiz nervosa, pode irradiar para outras regiões.
Como drenar o sangue acumulado na medula espinhal?
- Em casos de hematoma, o sangue acumulado também é drenado imediatamente em uma cirurgia. Em situações de inchaços na medula espinhal ou em torno dela, devido à tumores ou à lesões, é realizada terapia intravenosa com corticosteroides, como dexametasona ou metilprednisolona.