O que é imunossupressão e imunodepressão?
Índice
- O que é imunossupressão e imunodepressão?
- Quais os efeitos colaterais de imunossupressores?
- O que é uma imunodepressão?
- Quais são as doenças imunodepressão?
- Quem precisa de imunossupressores?
- Quais são os efeitos colaterais do imuran?
- Qual o mecanismo de imunossupressão?
- Quais são os imunosupressores?
- Será que o sistema imunológico não responde adequadamente?
- Qual a vulnerabilidade do sistema imunológico?

O que é imunossupressão e imunodepressão?
O imunossuprimido é aquele indivíduo que, por ação de algum medicamento (quimioterápico por exemplo), tem um reação adversa, a redução do seu sistema imunológico. Já o imunodeprimido, tem o sistema imunológico afetado por patologias.
Quais os efeitos colaterais de imunossupressores?
Outro lado negativo dos imunossupressores é que seu uso contínuo tem efeitos colaterais hipertensão, toxidade renal, diarreia e diabetes, diminuindo os benefícios do transplante. Induzir a tolerância do corpo ao enxerto eliminaria a necessidade do uso contínuo desses medicamentos.
O que é uma imunodepressão?
Define-se imunodepressão como um estado de deficiência do sistema imunitário para, normalmente, responder aos agentes agressores.
Quais são as doenças imunodepressão?
Doenças crônicas e situações de imunodepressão
- Doença Respiratória Crônica.
- Asma Grave em uso de corticóide sistêmico.
- DPOC.
- Bronquiectasia.
- Fibrose Cística.
- Doenças Intersticiais do pulmão.
- Displasia Broncopulmonar.
- Hipertensão Pulmonar.
Quem precisa de imunossupressores?
Os imunossupressores são drogas que agem na divisão celular e têm propriedades anti-inflamatórias. Sendo assim, são essencialmente prescritos na prevenção de rejeição de transplantes e no tratamento das doenças autoimunes e inflamatórias crônicas, que, na Dermatologia, têm a psoríase como maior representante.
Quais são os efeitos colaterais do imuran?
Náusea (enjoo), que pode ser aliviada com a administração dos comprimidos de Imuran após as refeições; Inflamações do intestino, como colite, diverticulite e perfuração; Diarreia grave (em pacientes com doenças inflamatórias intestinais).
Qual o mecanismo de imunossupressão?
- Alguns mecanismos do sistema imunológico possuem efeito imunossupressor sobre outras células do sistema imunológico. A imunossupressão também pode ocorrer como reação indesejável de um medicamento ou terapia. [1] O esquema terapêutico mais utilizado atualmente é a combinação de inibidor de calcineurina com micofenolato e prednisona.
Quais são os imunosupressores?
- Com o sistema imunológico praticamente desativado, o indivíduo imunossuprimido é vulnerável a infecções oportunistas. Existem vários subgrupos de imunosupressores : Glicocorticoides ( esteroides) como prednisona e hidrocortisona. Atuam como o hormônio do estresse, cortisol, inibindo respostas inflamatórias a um agente desconhecido;
Será que o sistema imunológico não responde adequadamente?
- "Esse poderia ser um dos processos responsáveis pela relativa baixa imunidade durante episódios de luto, ansiedade, guerras e catástrofes, em que os mecanismos de adaptação não respondem adequadamente", completa o especialista. Algumas doenças afetam especificamente as células do sistema imunológico, que fica comprometido.
Qual a vulnerabilidade do sistema imunológico?
- Existem microrganismos com potencial para transmitir doenças em todo lugar, mas nem todas as pessoas irão ficar doentes, ainda que entrem em contato com o patógeno. Quem determina essa vulnerabilidade é o sistema imunológico, que pode estar forte ou mais enfraquecido a depender de diversos fatores.