O que é pneumonia recorrente?
Índice
- O que é pneumonia recorrente?
- Quais as causas que justificam um quadro de pneumonia?
- Quais os sintomas de fibrose?
- O que é pneumonia repetitiva?
- Qual é a doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?
- Quais as principais complicações da pneumonia?
- Quais são os fatores de risco para a pneumonia?
- Quando a pneumonia é causada por vírus?
- Qual o tratamento das pneumonias comunitárias?

O que é pneumonia recorrente?
A pneumonia recorrente pode ser definida como dois episódios de pneumonia em um único ano ou três ou mais episódios em qualquer período. O diagnóstico deve ser estabelecido a partir da remissão clínica e comprovação da resolução radiológica completa entre um episódio e outro de infecção.
Quais as causas que justificam um quadro de pneumonia?
Geralmente, a pneumonia é causada por agentes infecciosos — inclusive o coronavírus —, mas também pode decorrer da ação de substâncias químicas.
Quais os sintomas de fibrose?
Habitualmente, os sinais e sintomas da fibrose pulmonar são:
- Dispneia (falta de ar);
- Tosse seca;
- Fadiga (cansaço);
- Perda de peso inexplicável;
- Dores musculares e articulares - dor nas costas, …
- Alargamento e arredondamento das pontas dos dedos das mãos ou dos pés (baqueteamento digital).
O que é pneumonia repetitiva?
A pneumonia recorrente pode ser definida como dois episódios de pneumonia em um único ano ou três ou mais episódios em qualquer período. O diagnóstico deve ser estabelecido a partir da remissão clínica e comprovação da resolução radiológica completa entre um episódio e outro de infecção.
Qual é a doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?
Alveolite é um termo médico geral para um caso de inflamação pulmonar aguda ou crônica. Nesta condição, os alvéolos ficam inflamados e param de se expandir e contrair corretamente. Com o tempo, a inflamação pode deixar alvéolos permanentemente marcados e completamente incapazes de funcionar.
Quais as principais complicações da pneumonia?
- As principais complicações da pneumonia incluem: - empiema, uma acumulação de pus entre o pulmão e a parede torácica. COMO DIAGNOSTICAR? O diagnóstico de pneumonia é feito auscultando o tórax com um estetoscópio.
Quais são os fatores de risco para a pneumonia?
- Os quadros clínicos que mais predispõem as pessoas à pneumonia incluem alcoolismo, tabagismo, diabetes, insuficiência cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crónica, porque estes distúrbios podem enfraquecer os mecanismos de defesa dos pulmões. A poluição e os espaços fechados muito densamente habitados são também fatores de risco para a pneumonia.
Quando a pneumonia é causada por vírus?
- Na maior parte das vezes, quando a pneumonia é causada por vírus, o tratamento inclui apenas antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas, podendo ser necessários medicamentos antivirais nas formas graves da doença.
Qual o tratamento das pneumonias comunitárias?
- O tratamento depende do micro-organismo causador da doença. Nas pneumonias bacterianas, devem-se usar antibióticos. Atualmente, amoxicilina, azitromicina e claritromicina são os medicamentos mais recomendados no tratamento das pneumonias comunitárias que comprometem pessoas previamente saudáveis.