O que pode causar infecção urinária na gravidez?

O que pode causar infecção urinária na gravidez?
A progesterona reduz o peristaltismo (contração involuntária) dos ureteres e a compressão do útero provoca uma estase (represamento) de urina. Tudo isto predispõe a infecção urinária. Podemos esperar que pelo menos 5% das gestantes tenham ao menos uma infecção urinária durante a gravidez.
O que é micção frequente na gravidez?
Durante a gravidez, a gestante pode se queixar de uma série de sintomas típicos. Um dos mais comuns é a vontade de urinar frequentemente, pois a bexiga é comprimida pelo útero conforme ele aumenta de tamanho para suportar o crescimento do bebê. A vontade constante de urinar pode começar logo no início da gestação.
Como a gestante deve fazer para prevenção da infecção urinária?
- Existem algumas medidas que a gestante deve realizar para prevenção da infecção urinária, como beber bastante líquido durante todo o dia (de 1 a 2 litros).
Qual a causa da infecção urinária?
- A infecção urinária é uma ocorrência relativamente comum durante a gravidez — 17% a 20% das gestantes vão apresentar o problema de forma sintomática ou assintomática, segundo dados do Ministério da Saúde. As mudanças hormonais do período da gestação e a baixa no sistema imunológico são algumas das principais causas do problema.
Por que as infecções urinárias afetam até 10% das grávidas?
- As infecções urinárias afetam até 10% das grávidas e cobram extrema cautela nessa fase. Isso porque estão entre as causas de parto prematuro. “A gestação interfere na imunidade da mulher e provoca alterações anatômicas, com o útero pressionando a bexiga.
Como Prevenir a infecção urinária?
- Mesmo as ocorrências mais brandas de infecção urinária podem restringir a chegada de nutrientes ao bebê, resultando em baixo peso durante o nascimento. Um recém-nascido abaixo do peso pode ter complicações, como dificuldade em respirar, hipoglicemia e infecções.