Qual é a doença que dá ferida na pele?
Índice

Qual é a doença que dá ferida na pele?
Além do câncer, também existem doenças que provocam feridas na pele. O Bem Estar desta terça-feira (2) falou sobre psoríase, vitiligo, epidermólise bolhosa e também sobre os sinais de alerta para o câncer. Participaram do programa a consultora e dermatologista Marcia Purceli e a dermatologista Adriana Porro.
Como a Covid se manifesta na pele?
Já foi observada uma grande variedade de manifestações cutâneas da covid-19, entre elas o exantema, a urticária, o livedo, a isquemia e até mesmo a necrose. O exantema é caracterizado por manchas avermelhadas, que podem ser mais disseminadas ou se apresentar por meio de caroços.
Quais as causas e reações que podem desencadear as feridas Neoplasicas?
As feridas tumorais são formadas pela infiltração das células malignas do tumor nas estruturas da pele. Ocorre quebra da integridade do tegumento, levando à formação de uma ferida evolutivamente exofítica. Isso se dá em decorrência da proliferação celular descontrolada, que é provocada pelo processo de oncogênese.
Como ocorrem as feridas superficiais de pele?
- _Feridas superficiais: como o nome já diz, ocorrem nas camadas mais superficiais de pele (epiderme e derme); _Feridas profundas: quando outras estruturas são atingidas, com músculos, tendões, ossos e órgãos; _Feridas simples: aquelas que respondem bem ao tratamento e cicatrizam rapidamente;
Qual a definição da ferida de pele?
- Ferida de pele, por definição, é qualquer situação cuja integridade cutânea ou mucosa seja prejudicada, seja por acidentes, traumas, doenças ou cirurgias. As lesões de pele podem ser de fácil cicatrização ou, ainda, exigirem tratamentos mais complexos.
Quais são as feridas mais comuns?
- _Feridas simples: aquelas que respondem bem ao tratamento e cicatrizam rapidamente; _Complexas: aquelas cuja evolução é lenta, com maior tendência para cronicidade. Podem apresentar processo infeccioso (contaminadas, colonizadas ou infectadas), conter tecidos desvitalizados, exsudação abundante e odor fétido.
Quais são as feridas profundas?
- _Feridas profundas: quando outras estruturas são atingidas, com músculos, tendões, ossos e órgãos; _Feridas simples: aquelas que respondem bem ao tratamento e cicatrizam rapidamente; _Complexas: aquelas cuja evolução é lenta, com maior tendência para cronicidade.