Como é feito o diagnóstico de hidrocefalia?

Como é feito o diagnóstico de hidrocefalia?
O diagnóstico de hidrocefalia é feito pela história clínica e por exames de imagem que mostram os ventrículos aumentados. Quando há suspeita de HPNI, é realizado o teste terapêutico denominado Tap-Test. Inicialmente, o paciente passa por avaliação da memória cognitiva e por testes de marcha.
O que é hidrocefalia adquirida?
2- Hidrocefalia adquirida: ocorre após o nascimento. Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como conseqüência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) ou tumor cerebral. Os sintomas incluem: dor de cabeça.
Qual a causa mais comum de hidrocefalia?
- A causa mais comum é um bloqueio na circulação do líquor. Os bebês que nascem com hidrocefalia freqüentemente têm características físicas peculiares, como por exemplo: a cabeça pode parecer maior que o normal; a pele da cabeça pode parecer mais “fina” e brilhante que o normal, com veias bem aparentes.
Qual o melhor apoio para a hidrocefalia?
- Há muitos recursos disponíveis para dar apoio emocional e médico para uma criança portadora da doença, por exemplo. Verifique em sua cidade os locais em que você poderá encontrar esse apoio. As complicações de hidrocefalia no longo prazo podem variar muito e muitas vezes são difíceis de prever.
Posso sofrer com hidrocefalia congênita?
- Muitas crianças com hidrocefalia congênita podem sofrer danos cerebrais permanentes, o que pode causar inúmeras complicações a longo prazo, como: autismo (uma doença que causa problemas de comunicação e interação social)
Como se desenvolve a hidrocefalia adquirida?
- 2- Hidrocefalia adquirida: ocorre após o nascimento. Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como conseqüência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) ou tumor cerebral. Os sintomas incluem: