adplus-dvertising

Qual é o risco de anemia na gravidez?

Índice

Qual é o risco de anemia na gravidez?

Qual é o risco de anemia na gravidez?

A anemia grave ou não tratada na gravidez pode aumentar os riscos de parto prematuro, necessidade de transfusão de sangue durante o nascimento, depressão pós-parto e, para o bebê, há o risco de desenvolver anemia ou de apresentar atrasos no desenvolvimento.

Qual é o nível mínimo de hemoglobina normal na gravidez?

Apesar de alguns autores terem adotado valores arbitrários para a hemoglobina de 10,5 ou 10g/dl como normais para a gestante (5,18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o limite de 11g/dl, abaixo do qual se define a anemia, independente da idade da gestação (21).

Onde identificar anemia no hemograma?

Para diagnosticar a anemia é necessário fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina, sendo normalmente indicativo de anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dL no caso das mulheres e 14 g/dL no caso dos homens.

Quais os riscos da anemia durante a gravidez?

  • A anemia durante a gravidez traz riscos principalmente para a mulher, já que a mulher fica mais fraca e tem maior chance de desenvolver infecções pós parto.

Quem tem anemia falciforme durante a gestação?

  • Além de causar sintomas de anemia, a anemia falciforme aumenta o risco de ocorrer o seguinte durante a gestação: Infecções: Pneumonia, infecções do trato urinário e infecções do útero são as mais comuns. Hipertensão arterial: Aproximadamente 30% das gestantes que têm a anemia falciforme apresentam hipertensão arterial durante a gestação.

Será que os sintomas estão relacionados a uma anemia?

  • Além disso, também pode ser que os sintomas não estejam relacionados a uma anemia, mas sim a outros fatores da gravidez, como aumento do peso e do volume uterino. Por conta disso, é preciso que seja feito o diagnóstico correto.

Quando a anemia é detectada durante a gravidez?

  • A anemia é geralmente detectada quando o médico faz um hemograma completo de rotina, logo no primeiro exame, após a gravidez ter sido confirmada. As medidas para corrigir a anemia durante a gestação dependem da causa (consulte abaixo). Saber se a transfusão de sangue será necessária depende de os seguintes quesitos estarem ou não presentes:

Postagens relacionadas: