adplus-dvertising

Quais as causas do choque anafilático e seus sinais e sintomas?

Índice

Quais as causas do choque anafilático e seus sinais e sintomas?

Quais as causas do choque anafilático e seus sinais e sintomas?

O que é: É a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois.

O que é a anafilaxia?

Anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade aguda potencialmente fatal, que envolve a liberação de mediadores dos mastócitos, basófilos e recrutamento de células inflamatórias. Anafilaxia inclui sintomas e sinais, isolados ou combinados, que ocorrem em minutos ou em até poucas horas da exposição ao agente causal.

Como reduzir o risco de anafilaxia?

O principal tratamento para a anafilaxia é o uso da epinefrina (adrenalina) para contenção da crise. Esse hormônio atua aumentando a resistência vascular periférica, a pressão arterial e a perfusão das artérias coronarianas. Ele também reduz o inchaço e a urticária, sintomas comuns da anafilaxia.

Como iniciar o tratamento da anafilaxia?

  • O tratamento da anafilaxia deve ser iniciado o mais rápido possível no hospital e, por isso, caso exista suspeita deste tipo de reação é muito importante ir à emergência. Perante um choque anafilático, a primeira coisa que geralmente é feita, é a administração de adrenalina injetável.

Quem também pode estar envolvido na anafilaxia?

  • Outro sistema que também pode estar envolvido na anafilaxia é o gastrointestinal, dando origem a vómitos (nas crianças frequentemente “em jato”), cólicas ou diarreia. A anafilaxia mais grave ocorre quando afeta o sistema cardiovascular, situação que se designa por choque anafilático.

Quais são os episódios de anafilaxia?

  • Os episódios de anafilaxia com risco de morte são os que cursam com envolvimento respiratório grave com edema da glote ou broncoespasmo grave, ou os que acarretam envolvimento cardiovascular com paragem cardíaca. A demora na administração do tratamento também pode aumentar a gravidade e risco de morte.

Como diagnosticar a anafilaxia?

  • A anafilaxia é, portanto, uma emergência médica. É muito importante que todos os profissionais de saúde sejam capazes de diagnosticar imediatamente um doente que se apresenta com sintomas de anafilaxia, para poderem iniciar o tratamento adequado rapidamente.

Postagens relacionadas: