adplus-dvertising

Quais são as causas da policitemia vera?

Índice

Quais são as causas da policitemia vera?

Quais são as causas da policitemia vera?

A policitemia vera, assim como a mielofibrose, é um tipo de câncer do sangue que pertence ao grupo das doenças mieloproliferativas. Ela acontece devido a uma mutação das células da medula, que afeta principalmente a produção de glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos).

Quem tem policitemia?

A Policitemia Vera não é hereditária, é uma doença rara mais comum em pessoas acima dos 60 anos de idade. A longo prazo, ela também pode evoluir para doenças mais graves, como a Mielofibrose e a Leucemia Mieloide Aguda, embora isso não seja muito comum.

Como funciona o tratamento da policitemia?

  • O tratamento da policitemia é feito com o objetivo de manter o nível de células no sangue adequado para que haja uma boa circulação e para que não ocorra nenhum dano no paciente por conta da doença.

Qual a causa da policitemia primária?

  • No caso da policitemia primária, ou policitemia vera, a causa do aumento da produção de hemácias é uma alteração genética que faz com que haja desregulação no processo de produção das células vermelhas, levando ao aumento de hemácias e, as vezes, de leucócitos e plaquetas. Já na policitemia relativa, a principal causa é a desidratação, ...

Por que a policitemia afeta o nosso sangue?

  • Existem diversos tipos de doenças que aparecem sem razão aparente e podem nos prejudicar bastante, como é o caso da policitemia, por exemplo. Entre outras diversas doenças que afetam o nosso sangue, a policitemia se destaca pelos efeitos que causa e por não possuir uma cura, apesar de ter tratamento.

Como é feito o diagnóstico da policitemia?

  • O diagnóstico da policitemia é feito a partir do resultado do hemograma, em que é percebido não só o aumento no número de hemácias, mas também aumento dos valores do hematócrito e de hemoglobina. Veja quais são os valores de referência do hemograma.

Postagens relacionadas: