adplus-dvertising

O que pode causar hemocromatose?

Índice

O que pode causar hemocromatose?

O que pode causar hemocromatose?

O excesso de ferro no sangue pode provocar ferrugem nos órgãos, causando consequências distintas para cada parte do corpo. No fígado, altos níveis do mineral podem causar cirrose; no pâncreas, diabetes; no coração, insuficiência cardíaca; nas glândulas, mau funcionamento e problemas na produção hormonal.

Como tratar a hemocromatose?

O tratamento mais comum para a hemocromatose é a sangria terapêutica, também chamada de flebotomia, que consiste na retirada periódica do sangue (uma a duas vezes por semana).

Que doença é essa hemocromatose?

Hemocromatose é uma doença genética causada por alterações no metabolismo do ferro, o que leva ao aumento da absorção intestinal e acumulação progressiva deste em diferentes órgãos.

Como eliminar o excesso de ferro no sangue?

A flebotomia, também chamada de sangria terapêutica, consiste em retirar entre 4 ml de sangue do paciente, ajudando a reduzir também a quantidade de ferro no organismo. O procedimento é simples e feito como se fosse uma doação de sangue e a quantidade de líquidos retirada é reposta na forma de soro fisiológico.

Como é indicado o tratamento para hemocromatose?

  • O tratamento para hemocromatose é indicado pelo hematologista, com a realização de flebotomias, que são retiradas periódicas de sangue para que o ferro depositado seja transferido para os novos glóbulos vermelhos que o organismo produzir, podendo também ser indicado em alguns casos o uso de quelantes do ferro, já que ajudam na sua eliminação.

Qual a origem da hemocromatose?

  • A hemocromatose é uma doença caracterizada pela ocorrência de depósito de ferro nos tecidos em consequência do seu excesso no organismo. Os principais locais de deposito são o fígado, o pâncreas, o coração e a hipófise, podendo resultar na perda gradativa de suas funções.. A hemocromatose pode ser de dois tipos: hereditária, ou secundária.

Quem é mais propenso a apresentar hemocromatose?

  • Embora menos comuns, são extremamente preocupantes em termos de saúde pública: transfusão crônica de sangue e tratamento oral ou venoso feito inadvertidamente com derivados de ferro. Pessoas mais propensas a apresentar hemocromatose são:

Como tratar a hemocromatose hereditária?

  • A hemocromatose hereditária não tem cura, no entanto, o tratamento pode ser feito como forma de diminuir os estoques de ferro no sangue e evitar o depósito nos órgãos.

Postagens relacionadas: