adplus-dvertising

O que é poluição hídrica nos rios e mares?

Índice

O que é poluição hídrica nos rios e mares?

O que é poluição hídrica nos rios e mares?

A poluição hídrica corresponde ao processo de poluição, contaminação ou deposição de rejeitos na água dos rios, lagos, córregos, nascentes, além de mares e oceanos. ...

Quais são as causas da poluição dos mares?

- Petróleo, combustíveis e outros produtos químicos que chegam as águas dos oceanos quando ocorrem vazamentos em navios ou são descartados propositalmente por pessoas responsáveis por embarcações; - Acidentes em oleodutos ou plataformas de petróleo que geram vazamento para as águas marinhas.

O que é a poluição da água?

A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana.

Quais são os efeitos da poluição nos mares?

  • Impacto nas regiões estuarinas, os manguezais, os corais e as baías – locais de procriação de centenas de espécies da fauna marinha. Justamente aí que estão os maiores efeitos da poluição nos mares, com despejo de resíduos e esgotos de cidades próximas, da agricultura e das industrias.

Qual a causa da poluição dos rios?

  • A poluição dos mares está relacionada com a poluição dos rios. Os esgotos despejados nos cursos d’água podem atingir as águas litorâneas. Com efeito, os lixões formados na beira dos rios tem o mar como destino final em época de chuva. Além disso, as águas marinhas também podem ficar poluídas por causa de vazamentos de petróleo em navios.

Por que os fertilizantes causam poluição nos rios?

  • Os fertilizantes contêm em sua composição nitrogênio e fósforo, que quando atingem os rios provocam o desenvolvimento de uma superpopulação de algas, causando a eutrofização das águas. Esse tipo de poluição também é causado por indústrias de fertilizantes que lançam seus efluentes nos rios.

Como ocorre a contaminação dos rios?

  • Esse processo consiste na presença excessiva de nutrientes oriundos de produtos químicos que contaminam os rios, provocando a proliferação desenfreada de algas e cianobactérias, que impedem a entrada de luz nos ambientes fluviais e reduzem a disponibilidade de oxigênio na água, o que pode gerar a morte de incontáveis espécies.

Postagens relacionadas: