adplus-dvertising

O que é a esterilidade masculina?

Índice

O que é a esterilidade masculina?

O que é a esterilidade masculina?

A infertilidade masculina corresponde à incapacidade do homem em produzir espermatozoides em quantidade suficiente e/ou que sejam viáveis, ou seja, que consigam fecundar o óvulo e resultar na gravidez.

Como identificar um casal estéril?

Dizemos que um casal é estéril (esterilidade) quando a capacidade natural de gerar filhos é nula (Exemplo: a mulher tem obstrução das duas trompas; o marido não possui espermatozóides na ejaculação).

Quais são as causas da infertilidade no homem?

  • As principais causas de infertilidade no homem são varicocele, infecções no sistema reprodutor, alterações na produção de hormônios ou problemas genéticos. O tratamento da infertilidade no homem normalmente é feito de acordo com a causa do problema, podendo ser feito com o uso de medicamentos, de hormônios ou através de cirurgia.

Qual é o principal exame para a infertilidade masculina?

  • O principal exame que é realizado para avaliar e diagnosticar a infertilidade masculina é o espermograma, que deve ser recomendado pelo urologista, e que tem como objetivo avaliar a quantidade e a qualidade do espermatozoide produzido.

Como tratar a infertilidade?

  • Como tratar: Quando a infertilidade é devido a alterações genéticas, a opção que o casal possui para engravidar é por meio de técnicas de reprodução assistida, em que os espermatozoides são retirados diretamente dos testículos com a ajuda de uma agulha, e depois são colocados no útero da mulher, para que ocorra a fecundação.

Quando devemos pensar em infertilidade?

  • O primeiro conceito que devemos ter é que a fertilidade do ser humano é relativamente baixa. Um casal apresenta uma chance de engravidar de cerca de 20% ao mês. Assim, é comum haver algum tempo entre o início das tentativas de engravidar e a gestação, o que levanta a primeira questão: quando um casal deve pensar em infertilidade?

Postagens relacionadas: