Como evitar ter mastite?

Como evitar ter mastite?
Como evitar a mastite
- Esvaziar completamente a mama após amamentar;
- Deixar o bebé esvaziar a primeira mama antes de dar a outra, alternando as mamas na mamada seguinte;
- Variar a posição para amamentar de forma a que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama;
Como reconhecer os sintomas de mastite?
- Saiba reconhecer os sintomas de mastite. O tratamento para mastite deve ser feito de acordo com a recomendação do médico, sendo normalmente recomendado o repouso de o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, como o Paracetamol e o Ibuprofeno, para reduzir e aliviar os sintomas.
Quais fatores podem favorecer a mastite?
- Alguns fatores também podem favorecer a mastite, como por exemplo doenças crônicas, AIDS, que leva à maior fragilidade do sistema imunológico, e diabetes, pois assim há maior propensão de infecção por bactérias e agravamento dos sintomas. Os principais sintomas indicativos de mastite são: Febre, que é mais comum quando há infecção associada.
Por que a mastite pode acontecer durante a amamentação?
- Apesar de ser mais comum durante a amamentação, a mastite também pode acontecer em homens e em mulheres saudáveis ou que não estão em fase de aleitamento, podendo ser devido ao uso de sutiã apertado, estresse ou alterações hormonais, por exemplo.
Como pode ser diagnosticada a mastite?
- A mastite pode ser diagnosticada como clínica ou subclínica, sendo que a primeira pode ser detectada através de alterações visíveis no leite, acompanhadas ou não de sinais inflamatórios na glândula mamária ou sistêmicas (Wenz et al., 2004); e a segunda, através do aumento das células somáticas no leite e queda na produção dos animais.