adplus-dvertising

Quais tipos de cianose?

Índice

Quais tipos de cianose?

Quais tipos de cianose?

Há três tipos de cianose. Cianose central: resultado de hipoxemia arterial; cianose periférica: associada à estase, a qual permite uma extração mais acentuada de oxigênio da hemoglobina contida no sangue periférico; cianose por alteração da hemoglobina (Tabela 1)3,4.

Como se trata a cianose?

  • Médica de Saúde Familiar Maio 2020 A cianose é uma condição caracterizada pela coloração azulada da pele, unhas ou boca, sendo normalmente um sintoma de doenças que podem interferir na oxigenação e circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Quais são as causas da cianose central?

  • Na cianose central, tanto a pele como a língua e a mucosa oral apresentam uma coloração azulada, porque há uma descida da quantidade de oxigénio no sangue que circula pelo corpo (circulação sistémica). Nesse caso, as principais causas são:

Qual a classificação da cianose?

  • A cianose pode ser classificada de acordo com a velocidade, fluxo da circulação do sangue e quantidade de sangue oxigenado que chegam aos órgãos em: Periférica, que acontece quando a velocidade da circulação é diminuída, não havendo circulação suficiente de sangue oxigenado para todo o corpo;

Qual a causa da cianose periférica?

  • A cianose periférica é aquela em que apenas a pele apresenta uma coloração azulada, permanecendo rosadas a língua e a mucosa oral. A causa mais frequente de cianose periférica é a exposição ao frio, que provoca uma constrição da circulação nos tecidos periféricos do nosso corpo (mãos e pés).

Postagens relacionadas: