adplus-dvertising

O que causa pressão intracraniana?

Índice

O que causa pressão intracraniana?

O que causa pressão intracraniana?

O que causa a hipertensão intracraniana A hipertensão intracraniana normalmente é provocada por uma situação que cause aumento do tamanho do cérebro ou da quantidade de líquido cerebral. Assim, as causas mais frequentes são: Traumatismo Cranioencefálico (TCE);

São indicações para Monitorização da PIC?

Indicações para medida da PIC

  • Aumento do volume do encéfalo: edema cerebral, traumatismo, cirurgia, acidente vascular cerebral, tumor.
  • Aumento do volume de sangue: hematoma, malformação arteriovenosa (MAV), aneurisma, acidente vascular cerebral.

Qual o sintoma da pressão intracraniana?

A hipertensão intracraniana idiopática é caracterizada pelo aumento da pressão dentro do crânio (pressão intracraniana). Ainda não foi determinado o que desencadeia o problema. As pessoas têm cefaleias diárias ou quase diárias, às vezes com náuseas, visão turva ou dupla, e ruídos dentro da cabeça (acúfeno).

Qual é a pressão intracraniana normal?

A pressão intracraniana varia com a idade, sendo 8 a 10 mmHg considerados valores normais para lactentes, e valores de PIC inferiores a 15 mmHg considerados normais para crianças maiores ou adultos1,13.

Qual a indicação da PIC?

  • A alteração do volume de um desses conteúdos pode causar a hipertensão intracraniana (HIC). A medida da PIC é sempre invasiva e sua indicação depende de uma avaliação do risco/benefício Indicações Em algumas situações, ela é necessária:

Qual o valor da PIC?

  • O valor da PIC é decodificado por um transdutor que fica acoplado ao monitor multiparamétrico. Técnicas Monitorização da Pressão Intracraniana:

Como é realizada a monitorização da PIC?

  • A monitorização da PIC é realizada através da pressão liquórica, a partir de parafusos cranianos, cateteres de fibra óptica ou de polietileno ou de silicone preenchidos com fluidos conectados a transdutores de pressão e instrumentos de medida com registro, ou a partir de sensores extradurais que avaliam a tensão da duramáter.

Quais os valores normais da PIC?

  • Os valores normais da PIC citados por muitos autores é de 0 a 15 mmHg, entretanto na prática clinica é aceitável valores de até 20 mmHg. Reis (2002) afirma que mais importante que a simples mensuração da PIC é o seu papel na determinação da pressão de perfusão cerebral (PPC).

Postagens relacionadas: