adplus-dvertising

Qual é a causa da DPOC?

Índice

Qual é a causa da DPOC?

Qual é a causa da DPOC?

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.

Quais são as doenças que fazem parte da DPOC?

O enfisema e a bronquite crônica são as duas principais ocorrências de DPOC, mas a asma brônquica é também bastante comum. Em todos os casos, esses danos nas vias aéreas (brônquios, alvéolos), acabam por interferir na troca do oxigênio e gás carbônico nos pulmões.

Quais são as doenças obstrutivas?

Classificadas como afecções obstrutivas das vias aéreas, a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as condições crônicas mais prevalentes dentre as doenças pulmonares.

Quais os sinais e sintomas da DPOC?

  • Outros sinais e sintomas da DPOC podem incluir: Dispneia (falta de ar), especialmente durante atividades físicas; Sibilância; Opressão torácica (aperto no peito); Expetoração matinal, devido ao excesso de muco nos pulmões; Tosse crónica com expetoração (escarro) que pode ser transparente, branco, amarelo ou esverdeado;

Quais os sintomas da DPOC avançada?

  • Na DPOC avançada os sintomas são os mesmos da doença leve; no entanto desenvolvem-se de forma mais frequente e mais grave após a execução de tarefas cada vez mais simples. Os tratamentos mais modernos são capazes de aliviar estes sintomas apesar de não conseguirem curar a doença.

Quais são os medicamentos para tratar a DPOC?

  • Existem vários tipos de medicamentos (ou remédios) para tratar os sintomas e complicações da DPOC: Geralmente vêm num inalador (“bomba”) e tem o objetivo de relaxar os músculos das vias aéreas. Isso pode ajudar a aliviar a tosse e falta de ar e tornar a respiração mais fácil.

Quais fatores contribuem para o risco de DPOC?

  • O baixo peso corporal, as doenças respiratórias da infância, a exposição passiva à fumaça do cigarro, a poluição aérea e a exposição ocupacional a pós (p. ex., pó de mineral ou de algodão) ou a substâncias químicas inalatórias (p. ex., cádmio) contribuem para o risco de DPOC, mas têm menor importância quando comparados ao tabagismo.

Postagens relacionadas: