O que o TTPA avalia?
O que o TTPA avalia?
O TTPa, sigla para Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada, é um exame que avalia a coagulação do sangue. Ele pode estar alterado por doenças genéticas ou adquiridas que interferem na coagulação ou secundária a medicamentos.
O que é TTPA alargado?
Um TTPa prolongado pode ser decorrente da deficiência de um fator de coagulação ou da presença, no plasma, de um inibidor de um fator de coagulação específico (p. ex., anticoagulante lúpico). Mistura-se um volume de plasma do paciente com um mesmo volume de um doador saudável.
O que pode alterar TTPA?
o TTPA é um exame que avalia a coagulação. Ele pode estar alterado simplesmente por um problema técnico, por doenças genéticas ou adquiridas que interferem na coagulação ou secundária a medicamentos.
O que pode alterar um exame de coagulação?
Amostras não centrifugadas ou centrifugadas para os testes de coagulação (TTPA, TT, fibrinogênio, inibidores e fatores, etc) podem permanecer à TA por até 4 horas. A agitação excessiva (transporte de carro ou motocicleta) pode contribuir para ativação da coagulação.
O que fazer com TTPA alargado?
Na paciente em questão, como o prolongamento do TTPA não foi corrigido após a mistura e não existe história de sangramento, os achados sugerem a presença de anticorpo antifosfolípide. A confirmação dessa hipótese não implica risco adicional à cirurgia e, portanto, a criança pode ser submetida ao procedimento.
São causas de alargamento do TTPA?
O TTPA estará aumentado quando o paciente tiver deficiência de fatores da via intrínseca (fatores XII, XI, IX e VII) e de fatores da via comum (X, V, II e fibrinogênio) da cascata da coagulação.