É perigoso mexer no celular quando está carregando?
É perigoso mexer no celular quando está carregando?
Especialistas consultados pela BBC News Brasil dizem que o risco existe – apesar de ser bastante reduzido caso o carregador e a bateria do celular sejam originais e estejam em bom estado de conservação. "Nem carregador nem celular são construídos para dar choque ou explodir. Eles nascem para serem seguros.
Será que uma pessoa é atingida por um raio dentro de casa?
- “Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. Já os eletrodomésticos são protegidos pelo DPS, que é instalado no quadro de força e corta a energia em caso de sobrecarga, religando logo em seguida”, diz Martinho.
Como funciona o para-raios radioativo?
- Além destes dois tipos, também existe o para-raios radioativo, que foi muito usado no País no começo dos anos 1980, mas hoje está proibido por conta da radiação que emite e por ser pouco eficiente.
Quando acontecem as mortes por raios?
- A maior parte das mortes causadas por raios não acontece quando o dito cujo atinge a cabeça da pessoa, mas sim em decorrência da potência da descarga elétrica. Em locais abertos, você estará muito exposto.
Qual o preço do para-raio?
- Existem dois modelos de para-raios no mercado: a gaiola de Faraday e a haste de Franklin. O segundo oferece uma proteção menor e pode funcionar de maneira complementar ao primeiro. Os preços variam, mas um bom sistema de prevenção não sai por menos de R$ 2 mil.