adplus-dvertising

Precisa mudar o nome quando casa?

Índice

Precisa mudar o nome quando casa?

Precisa mudar o nome quando casa?

“Pela lei brasileira, a mulher não é obrigada a mudar de nome, nem quando casa nem quando separa. Não existe ter que pedir permissão do marido para manter o sobrenome dele em caso de divórcio. ... O Superior Tribunal de Justiça diz que é o direito de acrescentar o sobrenome depende da decisão do casal.

Como o nome da mulher fica depois do casamento?

Com a alteração do novo código civil em 2002, houve uma equiparação de direitos entre homens e mulheres, o que inclui, entre outras coisas, a possibilidade do homem, ao se casar, poder acrescentar o sobrenome da mulher ao seu nome, o que antes era restrito somente às mulheres.

Como funciona mudança de nome casamento?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funcionam as possibilidades de mudança de nome em decorrência do casamento em nosso país. As regras brasileiras sobre o tema estão previstas no art. 1.565, § 1º do Código Civil, que estabelece que “qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome ao do outro”.

Como fica o nome da esposa depois do casamento?

Já era o tempo em que ao casar a esposa necessariamente adotava o sobrenome do marido. Por outro lado, hoje em dia, é o marido que pode adotar o nome da família da mulher. Mas também podem ficar cada um com o nome que chegou à união. E mais: é possível até mesclar os sobrenomes.

Porque a mulher muda de nome depois que casa?

A pesquisa da equipe sugere que a mudança de sobrenome das mulheres está, sem surpresa, ligada à sobrevivência de outras tradições patriarcais, como pais dando permissão a noivas e homens sendo mais propensos a pedir em casamento.

Como mudar o nome nos documentos depois do casamento?

Sendo assim, após o casamento, necessita-se atualizar documentos como RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título Eleitoral e Passaporte. Confira todos os documentos necessários para divórcio!

Por que não alterar o nome?

  • Muitos decidem não alterar o nome, seja por manter sua individualidade, por questão de trabalho e reconhecimento no mercado ou simplesmente para evitar transtornos e burocracias, já que com a mudança é necessário atualizar documentos.

Qual a possibilidade de alteração do nome?

  • A legislação e a jurisprudência admitem a possibilidade de alteração do nome no decorrer da vida do indivíduo, contudo, o interesse público restringe as hipóteses de modificação e muitas vezes faz-se necessária uma ação judicial. É possível a alteração do nome nos seguintes casos:

Por que pode haver mudança de nome?

  • Pode estar em causa a mudança de um nome próprio, a mudança de um apelido e até a mudança de uma referência de género, se um nome masculino for substituído por um nome feminino ou vice-versa. Todas estas opções são possíveis na lei portuguesa. O que muda são as exigências e as regras de cada uma.

Por que o desejo de mudar o nome?

  • Mas o desejo de mudar o nome vai muito além da mudança que o casamento ou divórcio podem fazer. Há casos, por exemplo, de nomes ridículos que serão tratados ao longo desse artigo. Esses nomes causam grandes constrangimentos principalmente na idade escolar dessas pessoas.

Postagens relacionadas: