adplus-dvertising

Quais os riscos de não se alongar corretamente?

Índice

Quais os riscos de não se alongar corretamente?

Quais os riscos de não se alongar corretamente?

Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.

O que sentimos quando fazemos alongamento?

Embora seja comum sentir alguma tensão ao alongar um músculo, você nunca deve sentir dor. Se a área que você está alongando começar a doer ou formigar, pare o alongamento até não sentir um desconforto além do comum. Ao invés de forçar o alongamento além do confortável, tente diminuir a intensidade.

Quando é necessário fazer alongamento?

Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.

Qual a função do alongamento?

  • No alongamento, há um estiramento das fibras musculares e aumento do fluxo sanguíneo na região, o que contribui para o aumento de seu comprimento. Quando treinados com frequência ocorre uma adaptação fisiológica em longo prazo.

Será que se você se alongar antes de fazer exercício?

  • Sabia que se você se alongar antes de fazer exercício, no momento de pôr os músculos à prova (levantar um peso, fazer um movimento de interrupção repentina, ou saltar) ele pode estar mais frágil?

Por que um alongamento nunca deve ser doloroso?

  • Um alongamento nunca deve ser doloroso”, argumenta Alonso. O diretor da divisão de atividade física do Clube Metropolitan, Francisco Pascal, afirma: “Nem sempre é indicado alongar logo após terminar de fazer exercício, às vezes, a musculatura está sobrecarregada.

Por que os alongamentos devem ser realizados no final?

  • Esses alongamentos, mais relaxados e passivos, devem ser realizados no final, segundo os especialistas e estudos antes mencionados, pois quando acabamos de fazer um exercício, o organismo libera ácido lático através dos músculos.

Postagens relacionadas: