É possível engravidar tomando metotrexato?
Índice
- É possível engravidar tomando metotrexato?
- Quanto tempo dura o efeito do metotrexato?
- O que o metotrexato faz no organismo?
- Como age o metotrexato na gravidez ectópica?
- Quem toma remédio para artrite pode engravidar?
- Quem tem artrite reumatoide pode ter filhos?
- Qual o melhor horário para tomar o metotrexato?
- Quais cuidados devo ter ao usar metotrexato?
- Qual o valor terapêutico do metotrexato?
- Por que o metotrexato é indicado na artrite reumatóide?
- Qual o papel de metotrexato na leucemia aguda?
- Como é útil o metotrexato para a medula óssea?
É possível engravidar tomando metotrexato?
As mulheres não podem engravidar durante a terapia com metotrexato e devem utilizar-se métodos contracetivos eficazes durante o tratamento com metotrexato e, pelo menos, até 6 meses após o tratamento (ver secção 4.4).
Quanto tempo dura o efeito do metotrexato?
Podem ser necessárias 3 a 12 semanas até notar quaisquer melhorias da sua doença, depois de iniciar o seu tratamento com metotrexato. Quando devo tomar o metotrexato? O metotrexato é normalmente tomado em comprimidos, uma vez por semana, no mesmo dia de cada semana.
O que o metotrexato faz no organismo?
As reações adversas relatadas com mais frequência incluem estomatite ulcerativa, leucopenia, náusea e desconforto abdominal. Outros efeitos adversos relatados com frequência são indisposição, fadiga indevida, calafrios e febre, tonturas e resistência reduzida à infecção.
Como age o metotrexato na gravidez ectópica?
Não há evidências de efeitos adversos do tratamento MTX da gravidez ectópica em futuras gestações 24. A gravidez intersticial (localizada na junção das tubas uterinas da cavidade uterina) é tratada inicialmente com MTX multidose, recorrendo à terapia cirúrgica se houver algum comprometimento do estado clínico 25.
Quem toma remédio para artrite pode engravidar?
“A maioria pode engravidar, desde que isso seja combinado com o médico, no momento certo do tratamento e com o uso das medicações corretas”, ressalta Aline Ranzolin.
Quem tem artrite reumatoide pode ter filhos?
A artrite reumatoide não é uma doença proibitiva ou restritiva com relação à gestação. “Ao contrário, os sintomas desta doença, dor e inchaço das juntas, podem apresentar melhora espontânea durante o período gestacional, apesar de normalmente ocorrer recaída, ou seja, uma piora, nos primeiros seis meses após o parto.
Qual o melhor horário para tomar o metotrexato?
Não um horário mais adequado. Você pode tomar os seis comprimidos em dose única ou dividir (tipo, dois comprimidos no café da manhã, almoço e jantar ), lembrando sempre que só deve tomar uma vez por semana, e nunca no mesmo dia do ácido fólico.
Quais cuidados devo ter ao usar metotrexato?
Metotrexato é contraindicado em casos de:
- Hipersensibilidade ao Metotrexato ou quaisquer excipientes da formulação;
- Aleitamento;
- Insuficiência renal grave;
- Formulações de Metotrexato e diluentes contendo conservantes não devem ser usadas em terapia intratecal ou em alta dose de Metotrexato.
Qual o valor terapêutico do metotrexato?
- O valor terapêutico do Metotrexato como antineoplásico está, no estado atual do conhecimento médico, indubitavelmente comprovado, participando o Metotrexato na composição de numerosos protocolos de quimioterapia antineoplásica.
Por que o metotrexato é indicado na artrite reumatóide?
- O Metotrexato está ainda indicado no tratamento da psoríase e artrite reumatóide, incluindo artrite crónica juvenil poliarticular, quando estas se manifestam de forma grave, recalcitrante e incapacitante.
Qual o papel de metotrexato na leucemia aguda?
- O emprego de Metotrexato tem-se revelado particularmente eficaz no tratamento das leucemias agudas sobretudo na leucemia linfoblástica aguda, especialmente em crianças e em adultos jovens.
Como é útil o metotrexato para a medula óssea?
- Relativamente às doenças não neoplásicas, o Metotrexato é muito útil no controlo da psoríase, na terapêutica da artrite reumatóide e, ainda, na profilaxia das doenças enxerto-versus-hospedeiro, nos transplantes da medula óssea.