O que pode acontecer com o derretimento das geleiras?
Índice
O que pode acontecer com o derretimento das geleiras?
CONSEQUÊNCIAS DO DERRETIMENTO DAS GELEIRAS O derretimento das geleiras contribuiu para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 centímetros desde 1961. Além disso, as geleiras do mundo têm gelo suficiente — cerca de 170.000 quilômetros cúbicos — para aumentar o nível do mar em quase meio metro.
Por que o krill está diminuindo no continente de gelo?
O aquecimento das águas, a redução da camada de gelo e um aumento nas populações de baleias e focas estão entre os motivos citados para a redução do krilll.
Será que o gelo derrete mais rápido?
- Quando a temperatura sobe, o gelo derrete mais rápido. Essa lógica vale para tudo: desde o sorvete na praia até as geleiras da Terra. Mas o que será que aconteceria se todas as geleiras do mundo descongelassem?
Por que as geleiras produzem mais água do que os rios?
- O derretimento acelerado das geleiras produz mais água do que os rios poderiam aguentar. Essa água transborda e inunda as áreas cujos riachos abastecem. Sem planos de coleta de água, tais enchentes acabam deslocando pessoas e animais, bem como destruindo fazendas e áreas residenciais.
Qual a origem das geleiras no Oceano?
- Com o derretimento das geleiras o nível do Oceano sobe em níveis consideráveis e coloca em risco a existência de nações como Holanda e Ilhas Maldivas que podem ser engolidas por água marítima. O gelo em locais como a Antártida ou em cadeias de montanhas muito altas está fixado nos grandes pedaços chamados geleiras ou camadas de gelo.
Que cidades serão afetadas pela desintegração do gelo?
- No caso da Groenlândia, por exemplo, as três cidades brasileiras serão afetadas pela desintegração de qualquer parte do gelo - principalmente Rio e Recife (veja as imagens abaixo).