O que desencadeiam os erros na divisão do DNA?
Índice
- O que desencadeiam os erros na divisão do DNA?
- Como ocorre o reparo do DNA altamente danificado?
- Qual a importância da metilação da cadeia de DNA após ocorrer a replicação?
- Porque o processo de duplicação do DNA é considerado Semiconservativo qual seria a vantagem para o organismo de o processo de replicação ocorrer dessa maneira?
- Como iniciar a duplicação da molécula?
- Como a replicação do DNA é necessária?
- Qual a molécula de DNA?
- Qual é a duplicação de um trecho de DNA?
O que desencadeiam os erros na divisão do DNA?
“É possível que haja fatores ambientais, ainda desconhecidos, que contribuam para a ocorrência dessas mutações somáticas. Outro ponto é que a eficiência de reparo do DNA, assim como uma predisposição a esses danos, pode também ser geneticamente determinado”, afirma.
Como ocorre o reparo do DNA altamente danificado?
Um dos principais sistemas de reparo de danos no DNA é o sistema de excisão de nucleotídeos (NER), que repara diversas lesões que resultam em grandes distorções na hélice do DNA. As ligações cruzadas geradas por radiação UV são um exemplo de lesões reconhecidas por esse sistema.
Qual a importância da metilação da cadeia de DNA após ocorrer a replicação?
A metilação do DNA (uma modificação química que se observa pela ligação de um grupo metil ao carbono 5 da citosina - Fig. 1), suprime a transcrição de determinados genes e também promove a alteração da estrutura da cromatina para formas mais condensadas.
Porque o processo de duplicação do DNA é considerado Semiconservativo qual seria a vantagem para o organismo de o processo de replicação ocorrer dessa maneira?
A replicação do DNA é semiconservativa, o que significa que cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. Esse processo tem início com uma molécula e leva a formação de duas moléculas "filhas", cada uma com uma dupla hélice recém-formada contendo uma fita nova e uma velha.
Como iniciar a duplicação da molécula?
- Para iniciar a duplicação da molécula, dá-se, primeiramente, o desemparelhamento e afastamento das duas cadeias, sob a ação de algumas enzimas. Em seguida, nucleotídios livres passam a organizar-se junto a cada uma das cadeias afastadas, emparelhando-se pelas bases nitrogenadas, segundo a regra adenina com timina e guanina com citosina.
Como a replicação do DNA é necessária?
- A replicação do DNA precisa ser um processo extremamente preciso, pois a carga de mutação sobre um organismo é intolerável, embora ocorra a uma taxa de menos de uma mutação de par de bases por divisão celular. Fundamentos da Genética / D. Peter Snustad, Michael J. Simmons.
Qual a molécula de DNA?
- A molécula de DNA é composta por duas cadeias de nucleotídios emparelhadas e enroladas entre si, formando a estrutura de dupla hélice. Algumas dessas seqüências de nucleotídios, às quais damos o nome de genes, são responsáveis pela síntese de proteínas e estão envolvidas na determinação das características de um indivíduo.
Qual é a duplicação de um trecho de DNA?
- Esquema simplificado da duplicação de um trecho de DNA, mostrando o emparelhamento das bases nitrogenadas e a ligação entre os nucleotídios.