O que pode acontecer com o solo da pessoa que está jogando lixo em local errado?
Índice
- O que pode acontecer com o solo da pessoa que está jogando lixo em local errado?
- O que acontece se jogar lixo em qualquer lugar?
- Como o lixo pode prejudicar o solo?
- Qual é a ação que o ser humano faz que prejudica o solo?
- Como denunciar quem joga entulho na rua?
- Quais são as consequências do descarte inadequado desses objetos no ambiente?
O que pode acontecer com o solo da pessoa que está jogando lixo em local errado?
Estabelecimentos comerciais, industriais e unidade de saúde podem descartar determinados resíduos que se infiltram no solo e podem gerar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos que abastecem as bacias hidrográficas. Consequentemente poluindo a água que bebemos.
O que acontece se jogar lixo em qualquer lugar?
Quando o lixo é disposto nas vias públicas causa problemas de infraestrutura e alagamentos. Ao chegar nos rios, provoca desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida aquática, além de contaminar a água utilizada para consumo humano, tornando-a inapropriada e causando doenças.
Como o lixo pode prejudicar o solo?
A produção exagerada de lixo é uma das principais responsáveis pela poluição do solo. Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor.
Qual é a ação que o ser humano faz que prejudica o solo?
As principais causas da poluição do solo são o uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e inseticidas (defensivos agrícolas), o despejo incorreto de resíduos sólidos e o desmatamento.
Como denunciar quem joga entulho na rua?
Jogar lixo em áreas públicas é crime ambiental e a multa pode chegar a R$ 26 mil reais (Lei 7.815/2009 e 8.206/2010). Qualquer pessoa pode denunciar no 1 e não é preciso se identificar.
Quais são as consequências do descarte inadequado desses objetos no ambiente?
Além de levar à formação de ilhas de lixo, plástico e papel descartados nos rios causam enchentes e alagamentos nas grandes cidades, disseminam doenças, causam a morte das populações humanas e prejudicam a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões.