Quais os sintomas depois da curetagem?
Índice
Quais os sintomas depois da curetagem?
Deve-se ir ao médico ou pronto-socorro se apresentar algum dos seguintes sintomas:
- Sangramento, que é preciso trocar o absorvente a cada hora;
- Febre;
- Cólicas abdominais fortes;
- Dor que piora ao invés de melhorar;
- Corrimento vaginal com mau cheiro.
Quais as chances de engravidar depois de uma curetagem?
As probabilidades de gravidez depois de uma curetagem são as mesmas que as de qualquer outra mulher com a mesma idade. Isso porque a ovulação pode acontecer logo após passar por uma curetagem, e por isso não é incomum que a mulher engravide logo depois desse procedimento, ainda antes da vinda da menstruação.
O que é uma curetagem no útero?
A curetagem é um procedimento realizado após processos de abortamento, para a retirada de material biológico que tenha ficado retido no útero.
Como evitar engravidar após a curetagem?
- Porém, como os tecidos uterinos ainda não estão completamente cicatrizados, deve-se evitar engravidar logo após a curetagem, pois existe um maior risco de infecção e de um novo aborto. Dessa forma, não é recomendado ter relação sexual desprotegida logo depois da curetagem, devendo-se esperar pela cicatrização do útero antes de tentar engravidar.
Como é feita a curetagem do útero?
- Como explica a médica ginecologista do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia), Paula Bortolai Martins Araujo, “a curetagem é um procedimento cirúrgico no qual é feita a ‘raspagem’ da camada funcional do útero (aquela que cresce e descama de acordo com o ciclo menstrual e com a gravidez)”.
Qual a probabilidade de gravidez após a curetagem?
- As probabilidades de gravidez depois de uma curetagem são as mesmas que as de qualquer outra mulher com a mesma idade. Isso porque a ovulação pode acontecer logo após passar por uma curetagem, e por isso não é incomum que a mulher engravide logo depois desse procedimento, ainda antes da vinda da menstruação.
Como é feita a curetagem após o aborto?
- Normalmente, a curetagem é conhecida por ser o procedimento realizado após um aborto espontâneo, já que é necessário limpar o útero dos restos da gravidez incompleta, mas também serve como diagnóstico de algumas doenças.