Como funciona o sistema antidoping?
Como funciona o sistema antidoping?
O exame antidoping é feito por meio de uma análise após as provas das competições e pela coleta da urina do atleta, pois as substâncias usadas são eliminadas do organismo dessa maneira.
Qual é o doping no esporte?
- O doping no esporte é quando um atleta usa substâncias proibidas para estimular o crescimento dos músculos e melhorar o rendimento. Veja quais são.
Quais são os critérios de doping?
- Os critérios variam. Competidores podem ser escolhidos de forma aleatória (por sorteio após um jogo de futebol, por exemplo) ou depois que se destacaram em uma prova. Também podem ser testados a qualquer momento, mesmo fora de competições. Por que doping não é liberado e legalizado?
Será que o atleta pode ser eliminado da competição?
- Assim, é preciso estar atento mesmo durante tratamentos de doenças comuns como gripes e colesterol alto, e problemas de pele, pois mesmo sem a intenção de doping, o atleta pode ser eliminado da competição.
Como o doping pode trazer efeitos colaterais?
- O doping pode trazer efeitos colaterais como comportamento agressivo, acne, lesões hepáticas, sudorese excessiva, choque anafilático, insônia, arritmia cardíaca, acidente vascular cerebral, cânceres, entre outros. Somente os laboratórios credenciados pela WADA - World Anti-doping Agency - são aptos a fazer o exame antidoping.