adplus-dvertising

O que é um fiador de aluguel?

Índice

O que é um fiador de aluguel?

O que é um fiador de aluguel?

Fiador de aluguel é a pessoa que dá a garantia do pagamento da dívida do inquilino, uma das modalidades mais populares usadas para selar um contrato de locação. ... Justamente por isso, a figura do fiador de aluguel costuma ser decisiva para o fechamento de muitos contratos de imóveis.

Quando não posso ser fiador?

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. ... Além disso, se o fiador de aluguel for casado, o cônjuge deverá concordar com a fiança e, também, assinar o contrato de locação.

Qual a vantagem de ser fiador?

A principal vantagem da fiança como forma de garantia locatícia é a possibilidade de se buscar todos os bens do fiador para satisfazer as dívidas do locatário perante o locador – inclusive bens de família², o que não seria possível em face do devedor original (no caso, o locatário inadimplente).

O que acontece quando o fiador vende seu imóvel?

O imóvel do fiador não é garantia de pagamento do aluguel, caso o locador não cumpra a sua obrigação. A garantia é a própria pessoa do fiador. ... Sendo assim, o fiador não está impedido de vender seus bens e este fato não exclui a fiança. Se ele vendeu, ainda continua sendo ele o garantidor do contrato.

Quem pode ser um fiador?

Quem pode ser fiador de um imóvel alugado? Normalmente, as imobiliárias aceitam como fiadores todas as pessoas ou empresas que apresentem a documentação necessária e comprovação de renda três vezes superior ao valor do aluguel mensal e dos encargos sobre o imóvel, como IPTU e condomínio.

Quanto custa um fiador de aluguel?

O custo do serviço de fiador profissional envolve a concessão de documentos (que em média custa R$50 reais) e o valor pelo serviço (que irá variar de acordo com o tipo de contrato, risco, operação financeira e/ou do bem em questão).

Qual o benefício do fiador?

  • Um dos direitos do fiador é o benefício de excussão prévia. Ora, normalmente o contrato de fiança é celebrado juntamente com o contrato que estabelece a dívida principal, especialmente nos contratos de crédito à habitação com hipoteca e fiança.

Qual é a figura do fiador?

  • A figura do fiador é uma figura que comporta muitos riscos para a sua vida financeira. Não negamos que existem muito boas experiências mas também somos conhecedores de inúmeros casos de drama financeiro simplesmente porque uma pessoa resolveu ser fiador de um colega ou amigo. Sou fiador de uma pessoa que vai pedir a insolvência.

Quais são as responsabilidades de um fiador?

  • Quais são as responsabilidades de um fiador? No contrato, o fiador será uma figura secundária, mas podemos dizer que é até mais importante que o locatário. Isso porque ele poderá ser acionado judicialmente para quitar as mensalidades ou despesas deixadas por um inquilino em débito.

Quais são os direitos do fiador?

  • Os direitos do fiador são poucos e conferem uma proteção muito reduzida; por sua vez, são muitos os deveres e encargos a que fica sujeito. Efetivamente, ponderando as obrigações e os direitos do fiador, constata-se que há um desequilíbrio muito acentuado entre ambos, ficando o fiador , muitas vezes em situação financeira muito difícil.

Postagens relacionadas: