adplus-dvertising

O que pedir no líquido pleural?

Índice

O que pedir no líquido pleural?

O que pedir no líquido pleural?

Se o paciente tiver derrame pleural exsudativo, as seguintes provas devem ser solicitadas: glicose, amilase, contagem celular diferencial, estudos microbiológicos e citologia.

Qual incidência para derrame pleural?

A incidência de Laurell (decúbito lateral com raios horizontais) é muito utilizada para diferenciar derrame de espessamento pleural. Uma lâmina de líquido > 10mm nessa incidência usual- mente permite a realização de toracocentese com segurança.

Como é produzido o líquido pleural?

O líquido pleural encontra-se na cavidade pleural, é lubrificante para o movimento de inspiração e expiração dos pulmões. É derivado do filtrado plasmático a partir de capilares sanguíneos nos pulmões.

Como diagnosticar tuberculose pleural?

Para fazer o diagnóstico da tuberculose pleural, além de avaliar os sintomas e o histórico da pessoa, o médico também poderá solicitar exames, como:

  1. Análise do líquido da pleura, para a detecção de enzimas presentes na infecção, como lisozima e ADA;
  2. Raio X de tórax;

Quando ocorre o acúmulo do líquido pleural?

  • O acúmulo deste liquido é chamado derrame pleural e pode ser de qualquer origem, exsudativa ou transudativa. A análise do líquido pleural é realizada quando ocorre derrame pleural em caso de pneumonias, neoplasias, insuficiência cardíaca, tuberculose pleural, entre outros. O líquido pleural é límpido, inodoro, amarelo-pálido e não coagula.

Qual a quantidade mínima de líquido para o derrame pleural?

  • Para ser detectado pela radiografia simples, o derrame pleural deve ter pelo menos 75 ml de líquido. Quando há dúvidas, uma opção é fazer outra radiografia com o paciente deitado de lado, fazendo com que o líquido escorra ao longo das costelas. Esta técnica permite diagnosticar derrames menores que 50 ml.

Qual o sintoma comum do derrame pleural?

  • Outro sintoma comum do derrame pleural é a dor torácica que costuma ocorrer quando a pleura está irritada. Esta é uma dor em pontada que se agrava toda vez que o paciente respira fundo. Este tipo de dor recebe o nome de dor pleurítica. Muitas vezes há também uma tosse seca irritativa.

Postagens relacionadas: