adplus-dvertising

Quais perguntas fazer na audiência trabalhista?

Índice

Quais perguntas fazer na audiência trabalhista?

Quais perguntas fazer na audiência trabalhista?

As dúvidas são inúmeras: onde devo sentar? Devo protestar? Em qual momento contraditar? O depoimento da testemunha deve ser impugnado?

Como fazer perguntas ao reclamante?

Se o reclamante confessar alguma coisa, não precisa mais ser perguntado. Durante os depoimentos outras coisas serão alegadas e pode ser que de lá surja uma nova pergunta. Se for o caso, anote também. Exemplo: O reclamante alega que trabalhava em um frigorífico a -20°C.

Como funciona audiência trabalhista online?

O advogado e as partes podem participar no mesmo ambiente físico. As testemunhas podem estar no mesmo local, desde que fiquem separadas no momento dos depoimentos. Aqui no blog tem uma matéria com dicas para a realização da sua audiência virtual, que vale a pena conferir!

Como deve ser feita as perguntas às testemunhas?

Apenas perguntar a testemunha aquilo que eu sei que ela vai responder. Ou seja, quando eu souber previamente a resposta. Não fazer perguntas abertas, pois pode prejudicar seu cliente. Saber ao certo o que você precisa saber com o depoimento daquela testemunha, para corroborar sua tese defensiva.

Quem faz perguntas ao reclamante?

Só o advogado da reclamada é quem pode fazer perguntas para o reclamante.

Qual a previsão das audiências trabalhistas?

  • Devido ao fato do processo ser desenvolvido de maneira documental, por meio de petições, o agendamento das audiências trabalhistas é necessário para elevar a capacidade de se chegar na verdade e sentenciar da forma mais justa possível. A previsão das audiências na CLT pode ser encontrada no artigo 813 e seguintes.

Como é realizada a audiência?

  • Na audiência, são realizadas tentativas de conciliação e as partes e testemunhas são ouvidas para a decisão ser proferida. Carlos Henrique Bezerra Leita diz que: Em linguagem simples, podemos dizer que a audiência é o lugar e o momento em que os juízes ouvem as partes.

Qual a finalidade da audiência de instrução?

  • Nela, costuma ser realizada a anotação de possível baixa da carteira, para que o funcionário possa dar entrada ao pedido de seguro de desemprego, por exemplo. Já a audiência de instrução tem o fito de colher provas e instruir o processo. Nela, serão ouvidas as testemunhas, depois os demais meios comprobatórios importantes para a decisão.

Por que as audiências são diferentes?

  • Pelo fato de serem audiências diferentes, é importante que você entenda de forma organizada o funcionamento de cada uma delas. É considera mais tranquila, tendo em vista que nela não há o recolhimento de provas. O comparecimento das partes é obrigatório, de acordo com o artigo 842 da CLT. Caso o reclamante não compareça, a ação será extinta.

Postagens relacionadas: