Qual a posição de Nietzsche a respeito da razão e do conhecimento humano?
Índice
- Qual a posição de Nietzsche a respeito da razão e do conhecimento humano?
- O que é a razão para Nietzsche?
- Qual o sentido da vida para Nietzsche?
- Qual é o país de origem de Nietzsche?
- O que Nietzsche afirmava sobre o conhecimento da natureza?
- O que Nietzsche fala sobre ciência?
- Como o pensamento nietzschiano concebe o homem?
- O que Nietzsche fala sobre a ciência?
Qual a posição de Nietzsche a respeito da razão e do conhecimento humano?
A posição de Nietzsche, compatível ao argumento do criador, consiste em afirmar que não é a representação acurada que determina o sentido de algo e, por extensão, seu conhecimento. Assim, nega-se o pressuposto que parece permitir a oposição realismo/anti-realismo lingüístico.
O que é a razão para Nietzsche?
Dessa maneira, Nietzsche critica a razão e o produto dela: a verdade. Assim, o homem torna-se o único possuidor do elemento da razão, no qual ele mesmo consegue convencionar o mundo por meio dos seus conceitos e da linguagem.
Qual o sentido da vida para Nietzsche?
"A vida é antes de tudo uma capacidade de acumular forças", explica Rosa Dias. "Ela é essencialmente o esforço por mais potência, e para isso precisamos ser instruídos." Portanto, para Nietzsche, a Educação deveria se especializar em formar personalidades fortes, não homens teóricos ou pessoas ilustradas.
Qual é o país de origem de Nietzsche?
Röcken, Lützen, Alemanha Friedrich Nietzsche/Local de nascimento
O que Nietzsche afirmava sobre o conhecimento da natureza?
Para agir nesse mundo, é necessária a compreensão dos limites do conhecimento: a natureza é terrífica, mas não podemos viver sem esse conhecimento; esse conhecimento é o limite.
O que Nietzsche fala sobre ciência?
Ou seja, a ciência é uma poderosa ferramenta para destituir também a psicologia de seus erros reconfortantes, suas verdades bondosas. É neste sentido que Nietzsche buscará a ciência como um dos caminhos para “tornar-se quem se é”!
Como o pensamento nietzschiano concebe o homem?
O homem, dizia Nietzsche, é o criador dos valores, mas esquece sua própria criação e vê neles algo de “transcendente”, de “eterno” e “verdadeiro”, quando os valores não são mais do que algo “humano, demasiado humano”.
O que Nietzsche fala sobre a ciência?
Para Nietzsche a busca por verdades eternas, pontos imutáveis, é sinal de que uma força de criação declina e torna-se fraca. Não nada para ser descoberto ou desvelado. A ciência exige um rigor em ponderar, em julgar, e até mesmo em condenar, porque certas coisas não podem ser mais toleradas!