Quem é responsável pelo recolhimento do IOF?
Índice
- Quem é responsável pelo recolhimento do IOF?
- Quem é isento de pagar IOF?
- Quem paga o IOF no contrato de mútuo?
- Qual a cobrança de IOF em aplicações em renda fixa?
- Qual a cobrança de IOF para compras feitas no exterior?
- Qual a cobrança de IOF nas operações de câmbio?
- Quais situações envolvem o pagamento de IOF?
Quem é responsável pelo recolhimento do IOF?
Esse imposto é pago por pessoas físicas e jurídicas que realizam operações de crédito (empréstimos, câmbio e seguros) ou operações relativas a títulos ou valores mobiliários, por exemplo investimentos na Bolsa.
Quem é isento de pagar IOF?
Via de regra a legislação estabelece alguns casos de isenção do IOF, como por exemplo, nos contratos de financiamento de imóveis habitacionais e nos contratos de seguro relacionados a tais financiamentos.
Quem paga o IOF no contrato de mútuo?
O mutuante (quem entrega os recursos) deve reter o IOF na fonte ou cobrar o IOF do mutuário e deve recolher o IOF nos seguintes prazos: Operações com Valor Definido: 3º dia útil do decêndio seguinte à entrega dos recursos; Operações com Valor Indefinido: 3° dia útil do 2º decêndio do mês seguinte ao mês de apuração.
Qual a cobrança de IOF em aplicações em renda fixa?
- Aplicações em renda fixa, como Tesouro Direto e CDBs, estão sujeitas a cobrança de IOF em caso de sacar o dinheiro em menos de 30 dias após o depósito. Assim, a cobrança é reduzida diariamente e vai de 96% do rendimento, no caso de o saque ser feito em um dia, a zero, para os resgates feitos com 30 dias ou mais.
Qual a cobrança de IOF para compras feitas no exterior?
- Vale para compras feitas em sites estrangeiros que entregam no Brasil e também para compras no exterior. Por isso, caso vá viajar para fora do país, considere comprar dinheiro em espécie, já que a cobrança de IOF nestes casos é de 1,1% (bem inferior aos 6,38% cobrado no cartão).
Qual a cobrança de IOF nas operações de câmbio?
- IOF nas operações de câmbio Nas operações que envolvem dólar ou quaisquer outras moedas estrangeiras, há a cobrança máxima de 25% de IOF, variando de acordo com cada caso. Se você precisa enviar dinheiro do exterior para o Brasil (independente da titularidade das contas), será cobrado 0,38% de IOF.
Quais situações envolvem o pagamento de IOF?
- Algumas situações do dia a dia que envolvem o pagamento de IOF: 1 Uso do cartão de crédito 2 Contratação de um empréstimo 3 Uso do cheque especial 4 Contratação de um seguro 5 Compra e venda de moedas estrangeiras 6 Resgate de investimentos More ...