O que é uma cirurgia de revascularização cardíaca?
Índice
- O que é uma cirurgia de revascularização cardíaca?
- Quais os tipos de revascularização do miocárdio?
- Qual tratamento pode ser usado para revascularização do miocárdio?
- Qual a técnica utilizada na cirurgia de revascularização do miocárdio?
- Por que as lesões leves são revascularizadas?
- Qual a mortalidade da revascularização do miocárdio?
- Como fazer a cirurgia cardíaca minimamente invasiva?
O que é uma cirurgia de revascularização cardíaca?
O que é a cirurgia de revascularização miocárdica? É um procedimento recomendado para grupos selecionados de pacientes com estreitamentos ou "bloqueios" importantes das artérias que nutrem o coração (doença coronariana aterosclerótica).
Quais os tipos de revascularização do miocárdio?
As pontes utilizadas na Cirurgia de Revascularização do Miocárdio podem ser feitas com diferentes tipos de enxertos. Hoje, a técnica mais difundida (e que é considerada a melhor conduta) é a utilização, sempre que possível, de enxertos arteriais.
Qual tratamento pode ser usado para revascularização do miocárdio?
Cirurgia a Laser O tratamento ouro da revascularização miocárdica é obtido com a cirurgia convencional (com e sem CEC), utilizando-se enxertos arteriais e/ou venosos.
Qual a técnica utilizada na cirurgia de revascularização do miocárdio?
- As pontes utilizadas na Cirurgia de Revascularização do Miocárdio podem ser feitas com diferentes tipos de enxertos. Hoje, a técnica mais difundida (e que é considerada a melhor conduta) é a utilização, sempre que possível, de enxertos arteriais.
Por que as lesões leves são revascularizadas?
- Bom, as lesões leves não são revascularizadas pelo fato de que, por serem leves, causam pouca obstrução à passagem do sangue. Assim, o fluxo pela artéria coronária é muito parecido com o fluxo pela ponte. Além disso, no local onde a ponte é colocada, acaba ocorrendo uma competição de fluxo, que pode levar à oclusão da ponte e da coronária.
Qual a mortalidade da revascularização do miocárdio?
- A literatura mostra claramente um excelente resultado da cirurgia de revascularização do miocárdio, com uma mortalidade baixa. A mortalidade da cirurgia de revascularização do miocárdio é de cerca de 1,4%. O maior fator relacionado à mortalidade cirúrgica é o comprometimento da função ventricular.
Como fazer a cirurgia cardíaca minimamente invasiva?
- A cirurgia cardíaca minimamente invasiva é realizada através de pequenas incisões no tórax utilizando instrumentos especializados. As incisões utilizadas possuem normalmente de 3-6 cm ao invés de 15-30cm na cirurgia convencional, ou seja, neste procedimento não é necessário abrir o osso esterno, ou seja, o tórax do paciente.