Como fazer a compensação do salário-maternidade na sefip?
Índice
- Como fazer a compensação do salário-maternidade na sefip?
- Como é feita a compensação do salário-maternidade?
- Como lançar a compensação na sefip?
- Quem recebe salário-maternidade tem que pagar INSS?
- Como compensar INSS retido em nota fiscal na GFIP?
- Como deduzir o salário-maternidade na GPS?
- Como é feito o cálculo do salário maternidade?
- Como lançar compensação na domínio?
- Como consultar saldo INSS a compensar?
- Como informar o salário-maternidade na GFIP?
- Como faço para compensar o salário maternidade?
- Qual a diferença entre o depósito e o FGTS sobre o salário-maternidade?
- Como efetuar o recolhimento referente ao 13o salário maternidade?
Como fazer a compensação do salário-maternidade na sefip?
Segundo o manual da SEFIP/GFIP 8.4, o campo salário-maternidade somente deve ser preenchido nos casos em que o empregador/contribuinte for responsável pelo pagamento do salário-maternidade, com o valor da dedução correspondente ao 13° salário proporcional ao período de licença-maternidade, contado dia-a-dia, a cargo da ...
Como é feita a compensação do salário-maternidade?
O reembolso poderá ser efetuado mediante dedução no ato do recolhimento das contribuições devidas à Previdência Social, correspondentes ao mês de pagamento do benefício, inclusive para as optantes pelo SIMPLES.
Como lançar a compensação na sefip?
Como Lançar a Compensação
- Para efetuar o lançamento de compensação, acesse: Aba Guias - Complemento GFIP / GPS.
- Selecione a "Empresa" na qual deseja lançar a Compensação e em seguida informe a "Referência" na qual a compensação será utilizada.
Quem recebe salário-maternidade tem que pagar INSS?
Quem paga a licença-maternidade é o INSS. Para profissionais com carteira assinada, no entanto, o pagamento é feito pela própria empresa empregadora, que depois recebe o repasse do valor do INSS.
Como compensar INSS retido em nota fiscal na GFIP?
Para a compensação da retenção a empresa deverá: 1- Lançar na GFIP do estabelecimento que sofreu a retenção (filial) no mês da emissão da nota fiscal o valor retido no campo “retenção” da GFIP.
Como deduzir o salário-maternidade na GPS?
Nesse caso, para facilitar o recebimento do salário-maternidade a legislação orienta que a empresa pague o salário-maternidade e em seguida faça a dedução do valor pago na guia de recolhimento da Previdência Social, conforme a Lei no 8.213/91, artigo 72, parágrafo 1°.
Como é feito o cálculo do salário maternidade?
As contribuintes individuais e facultativas, o valor do salário maternidade será com base na soma dos últimos 12 salários de contribuição. É preciso que você saiba que não poderá ser pago um valor inferior a um salário mínimo.
Como lançar compensação na domínio?
Veja como lançar uma Compensação de INSS.
- Lançar Compensação.
- 1 - Acesse o menu PROCESSOS, submenu INFORMAÇÕES, opção COMPENSAÇÕES INSS;
- 2 - Clique no botão [Novo Lanc...], no quadro GPS, nos campos:
- 3 - No quadro DADOS DO LANÇAMENTO, nos campos:
- 4 - Clique no botão [Gravar];
- 5 - Após, realize o cálculo da competência.
Como consultar saldo INSS a compensar?
Veja como emitir o relatório de Compensação de INSS e como conferir os valores gerados. 1 - Acesse o menu PROCESSOS, submenu INFORMAÇÕES, clique na opção COMPENSAÇÕES DE INSS; 1.1 - Para emitir o relatório, clique no botão [Imprimir].
Como informar o salário-maternidade na GFIP?
- Topico: Como informar o Salário-Maternidade na GFIP/SEFIP? O depósito do FGTS e a contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade são devidos integralmente, como se a empregada estivesse trabalhando.
Como faço para compensar o salário maternidade?
- Fui fazendo as compensações de Salario Maternidade e controlando certinho pelo Excel. Ao final do auxílio maternidade sobrou um saldo a compensar de 4.163,00. Do 13º Salário ficou um saldo de 626,00 e a GPS ficou em 650. Pergunta 1: Eu posso zerar a GPS usando o saldo que ficou de Julho à Novembro, ou o que é de 13º eu compenso só com 13º?
Qual a diferença entre o depósito e o FGTS sobre o salário-maternidade?
- O depósito do FGTS e a contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade são devidos integralmente, como se a empregada estivesse trabalhando. A diferença é que a contribuição previdenciária devida pela empregada sobre o salário-maternidade é descontada pelo INSS no momento do pagamento do benefício.
Como efetuar o recolhimento referente ao 13o salário maternidade?
- Para efetuar corretamente o recolhimento referente ao 13º Salário do ano de 2000, o empregador deve verificar o período do pagamento do salário maternidade: