Como fazer a coleta do exame Papanicolau?
Índice
- Como fazer a coleta do exame Papanicolau?
- Quanto tempo posso guardar o exame de Papanicolau?
- O que é coletado no Papanicolau?
- Quais as regiões devemos coletar no procedimento de Papanicolau?
- Como é feito o exame de citologia?
- Quanto tempo o preventivo pode ficar fora da geladeira?
- Quanto tempo posso ficar com o preventivo em casa?
- Como é feito o exame preventivo feminino?
- Porque não se pode ter relação antes do Papanicolau?
- Como se preparar para o papanicolau?
- Como pode ser feito o papanicolau durante a gestação?
- Como é feito o rastreio do Papanicolau?
- Como realizar o exame de Papanicolau?
Como fazer a coleta do exame Papanicolau?
Como é feito o exame Papanicolau?
- Observação ou exame externo para detecção de infecções;
- Introdução de um aparelho (espéculo) para manter o canal vaginal aberto e observar o colo do útero;
- Coletar o material com uma espátula ou cotonete diretamente do colo do útero, que serão analisadas em laboratório.
Quanto tempo posso guardar o exame de Papanicolau?
No caso de impossibilidade de levar de imediato, a amostra deverá ser mantida em geladeira, por no máximo 24 horas após a coleta. Se levada ao laboratório após este período, a análise poderá ficar prejudicada.
O que é coletado no Papanicolau?
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
Quais as regiões devemos coletar no procedimento de Papanicolau?
A coleta do material deve ser realizada no ectocérvice e no endocérvice em lâmina única. A junção escamo-colunar (JEC) é a região do colo onde incidem preferencialmente as doenças de natureza pré-maligna e maligna. A representação celular da JEC assegura que a amostra é representativa.
Como é feito o exame de citologia?
É um exame bastante simples. A mulher fica na posição ginecológica (deitada, com os joelhos dobrados e as pernas afastadas), o médico introduz um espéculo na vagina, retira material do orifício do colo do útero e da parede vaginal e encaminha para análise em laboratório de citopatologia.
Quanto tempo o preventivo pode ficar fora da geladeira?
O ideal é que não ultrapasse 48 horas, mas pode ficar por várias semanas.
Quanto tempo posso ficar com o preventivo em casa?
Solicitamos a entrega do material com no máximo 2 dias da data de coleta. O material não deve ser armazenado em geladeira e deve estar dentro do frasco específico coberto completamente pelo líquido de conservação, ou com fixador apropriado na lamina.
Como é feito o exame preventivo feminino?
O Papanicolau, também chamado exame preventivo, citologia ou colpocitologia oncótica, é realizado com a mulher em posição ginecológica, fora do período menstrual e em pelo menos 48 horas sem relações sexuais, duchas vaginais ou sem ter realizado qualquer outro exame íntimo, como o toque.
Porque não se pode ter relação antes do Papanicolau?
Não é recomendado ter relação sexual dias antes do exame? Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.
Como se preparar para o papanicolau?
- Para entender como se preparar para o Papanicolau e aprender mais sobre o processo, leia os passos abaixo. Certifique-se de que seu exame não será no dia da sua menstruação.
Como pode ser feito o papanicolau durante a gestação?
- O papanicolau pode ser feito durante a gestação, devendo ser incluído na lista de exames do pré-natal. Os exames alterados devem ser vistos por profissionais experientes, uma vez que as condutas e tratamentos são diferentes, conforme cada caso e período de vida.
Como é feito o rastreio do Papanicolau?
- O rastreio é feito de maneira oportunista por meio do exame Papanicolau. Através de um rastreio eficiente é possível reduzir significativamente a ocorrência de novos casos. Desde que as lesões iniciais da doença, sejam tratadas adequadamente.
Como realizar o exame de Papanicolau?
- O exame de Papanicolau tem como objetivo realizar um rastreamento a fim de detectar o câncer de colo de útero ainda na forma de lesões precursoras, quando podem ser detectadas e tratadas adequadamente, impedindo a progressão para o câncer.