Como se faz a concordância da palavra Anexo quando ela funciona como adjetivo?
Índice
- Como se faz a concordância da palavra Anexo quando ela funciona como adjetivo?
- Quais as regras da concordância verbal?
- O que é concordância entre palavras?
- Como se dá a concordância nominal?
- Como se faz a concordância da palavra anexo?
- O que é concordância verbal exemplo?
- O que é concordância na língua portuguesa?
- Qual a palavra comanda a concordância de todas as palavras?
- O que é a concordância nominal?
- Como funciona a concordância do adjetivo?
- Como concordar com o adjetivo?
- Por que o adjetivo concorda com o mais próximo?
- Como consultar a concordância de adjetivos com substantivos coordenados?
Como se faz a concordância da palavra Anexo quando ela funciona como adjetivo?
Quando funciona como adjetivo, a palavra “anexo” (sem preposição) varia de acordo com o substantivo que acompanha:
- O arquivo anexo contém o relatório elaborado.
- A planilha anexa contém o relatório elaborado.
- Os arquivos anexos contêm vários relatórios.
- As planilhas anexas contêm vários relatórios.
Quais as regras da concordância verbal?
A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.
O que é concordância entre palavras?
Chamamos de concordância o princípio sintático segundo o qual, na frase, as palavras determinantes adaptam-se às palavras das quais dependem. Isso significa que os nomes e os verbos de uma oração devem concordar com os demais termos, caso contrário, a concordância ficará prejudicada.
Como se dá a concordância nominal?
Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping. ... b) Se o adjetivo vier antes de dois ou mais substantivos, concordará com o mais próximo.
Como se faz a concordância da palavra anexo?
Se utilizada sem a preposição “em”, a palavra “anexo” tem função de adjetivo e deve concordar com o substantivo a que está associada. Exemplo 1: O termo de compromisso segue anexo. Exemplo 2: As fotos da formatura estão anexas. Porém, a expressão “em anexo” é invariável, independentemente de gênero ou número.
O que é concordância verbal exemplo?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
O que é concordância na língua portuguesa?
Concordância é a parte da gramática que estuda a relação entre cada componente da oração. ... Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.
Qual a palavra comanda a concordância de todas as palavras?
A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios). Basicamente, ocupa-se da relação entre nomes.
O que é a concordância nominal?
A regra geral de concordância nominal estabelece que os determinantes (adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral) concordam em número e gênero com o determinado (substantivo ou pronome) a que se referem.
Como funciona a concordância do adjetivo?
- Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. A concordância do adjetivo ocorre de acordo com as seguintes regras gerais: 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. Por exemplo: As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.
Como concordar com o adjetivo?
- - Caso os substantivos sejam nomes próprios ou de parentesco, o adjetivo deve sempre concordar no plural. Por exemplo: As adoráveis Fernanda e Cláudia vieram me visitar. Encontrei os divertidos primos e primas na festa.
Por que o adjetivo concorda com o mais próximo?
- Anteposto aos substantivos, o adjetivo concorda, em geral, com o mais próximo. Escolhestes mau lugar e hora. Os adjetivos regidos da preposição de, que se referem a pronomes neutros indefinidos (nada, muito, algo, tanto, que), normalmente ficam no masculino singular. Sua vida nada tem de misterioso. Seus olhos têm algo de sedutor.
Como consultar a concordância de adjetivos com substantivos coordenados?
- Em primeiro lugar, aconselhamo-la a consultar a resposta Concordância de adjetivos com substantivos coordenados, de Carlos Rocha.