adplus-dvertising

Como fazer a coloração de Papanicolaou?

Índice

Como fazer a coloração de Papanicolaou?

Como fazer a coloração de Papanicolaou?

Esse método se baseia nas ações de um corante básico (com afinidade pelo núcleo das células: a hematoxilina), um corante ácido (que se combina com o citoplasma das células queratinizadas: orange G) e um corante policromático (que oferece tonalidades de cores diferentes no citoplasma das células: EA-65).

Quais corantes compõem a coloração de Papanicolaou?

Papanicolau utiliza três corantes: Hematoxilina, OG-36 e EA-36 ou EA-65. Segue abaixo um esquema da coloração Seg.

Qual a função do xilol na técnica de coloração de Papanicolaou?

O xilol, um solvente orgânico, tem a função de tornar as células translúcidas e participa na etapa de clarificação, cuja fase promove a transparência celular. Já o álcool etílico (70%, 96% e absoluto) tem a função de lavar e preparar o material para receber o corante alcoólico.

Quais células devem ser coletadas no exame de Papanicolau?

Um exame de Papanicolaou envolve a coleta de células do colo do útero - a extremidade inferior e estreita do útero, que fica no fundo da vagina. A detecção precoce do câncer do colo do útero com um exame de Papanicolaou oferece uma chance maior de cura.

Qual o método de coloração de rotina da citopatologia?

Introdução: A coloração de Papanicolaou é universalmente aplicada em laboratórios de citopatologia.

Como coletar Citopatologico?

Etapas da Coleta:

  1. Utilizar lápis preto nº 2 (recomendação obrigatória para quem utiliza álcool como fixador citológico, devido a possibilidade de extravasamento nas fichas e perda de informações);
  2. Preencher a requisição com todos os dados solicitados, inclusive com exame ginecológico da paciente.

Qual o nome é a função de cada corante presente na coloração de Papanicolaou?

A hematoxilina no método reage com os ácidos nuclêicos, resulta numa coloração azulada nesta estrutura. O segundo corante empregado é o orange G, denominado na técnica de Papanicolau como OG-6. ... Este corante tem como finalidade a coloração de grânulos oxifílicos do citoplasma, que têm alta afinidade por corantes ácidos.

Quais as regiões devemos coletar no procedimento de Papanicolau Assinale a alternativa correta?

A coleta do material deve ser realizada no ectocérvice e no endocérvice em lâmina única. A junção escamo-colunar (JEC) é a região do colo onde incidem preferencialmente as doenças de natureza pré-maligna e maligna. A representação celular da JEC assegura que a amostra é representativa.

Qual a finalidade da colpocitologia oncótica?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Como deve ser feita a coleta de material para a citologia cérvico vaginal com a finalidade de diagnóstico oncológico?

Realizar o raspado da parede lateral da vagina em seu terço superior com a parte arredondada da espátula de Ayre. O material coletado deve ser estendido em toda a extensão da lâmina de vidro de maneira uniforme e imediatamente fixado.

Como é feito o rastreio do Papanicolau?

  • O rastreio é feito de maneira oportunista por meio do exame Papanicolau. Através de um rastreio eficiente é possível reduzir significativamente a ocorrência de novos casos. Desde que as lesões iniciais da doença, sejam tratadas adequadamente.

Como realizar o exame de Papanicolau?

  • O exame de Papanicolau tem como objetivo realizar um rastreamento a fim de detectar o câncer de colo de útero ainda na forma de lesões precursoras, quando podem ser detectadas e tratadas adequadamente, impedindo a progressão para o câncer.

Qual a diferença entre coloração de papanicola e eosinofilia?

  • Figura 1 A e B. Coloração de Papanicolaou monstrando a diferen­ciação na impregnação dos corantes. Cianofilia demonstrada no citoplasma das células intermediárias e eosinofilia no citoplasma das células superficiais, ambos corados pelo EA, além de núcleos corados pela Hematoxilina. Fonte: SITEC/DIPAT/INCA

Qual é o sistema de coloração?

  • É um sistema de coloração utilizado para células colhidas por raspagem em cavidades como a vagina, a mucosa bucal, etc, e fluidos com células a partir de derrames de outras cavidades. Deve ser apenas usada in vitro .

Postagens relacionadas: