Como é feita a coagulação no tratamento da água *?
Índice
- Como é feita a coagulação no tratamento da água *?
- O que é coagulação e floculação da água?
- Como posso saber a quantidade de coagulante usada na água em tratamento?
- O que acontece na etapa de coagulação?
- O que é a decantação da água?
- Quais substâncias fazem parte do processo de floculação?
- Qual o objetivo da floculação?
- O que ocorre no tanque de floculação?
- Qual o papel da coagulação no tratamento de água por ciclo completo?
- Quais são os coagulantes na água?
- Quais são os tratamentos de coagulação?
- Qual é a coagulação química?
Como é feita a coagulação no tratamento da água *?
Coagulação – Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar.
O que é coagulação e floculação da água?
A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.
Como posso saber a quantidade de coagulante usada na água em tratamento?
O ensaio de floculação (teste de jarro) é o método empregado nas Estações de Tratamento, para se determinar a dosagem ideal dos agentes químicos que proporcionarão a eficiência desejada na clarificação da água com a melhor relação custo- benefício.
O que acontece na etapa de coagulação?
A coagulação/floculação é uma das etapas do tratamento de água. Nesse processo, partículas muito pequenas são desestabilizadas por coagulantes e agregadas para que possam decantar. Sabemos bem que a água é indispensável para a manutenção da vida em nosso planeta e é fundamental para o desenvolvimento da sociedade.
O que é a decantação da água?
A decantação é um método utilizado para separar os componentes de misturas heterogêneas com as seguintes características: Formadas por um líquido e um sólido que não está dissolvido. Exemplos: água barrenta, água e areia. ... Formadas por dois ou mais líquidos imiscíveis, isto é, que não se dissolvem.
Quais substâncias fazem parte do processo de floculação?
Em tratamento de água para consumo público e uso específico da indústria, como na fabricação de cerveja, a floculação faz com que as partículas finas de areia, argila, matéria orgânica e sólidos em suspensão presentes na água se agreguem e formem flocos.
Qual o objetivo da floculação?
Os floculantes podem ter caráter catiônico, aniônico ou não-iônico. A função principal do floculante no tratamento de efluentes é aglomerar os coágulos formados pela ação do coagulante em partículas maiores, chamadas de flocos.
O que ocorre no tanque de floculação?
Armazenado em um tanque aberto, o processo de floculação se dá quando pás motorizadas promovem o giro da água, de forma muito lenta, propiciando que as partículas se unam, formando os flocos de impurezas.
Qual o papel da coagulação no tratamento de água por ciclo completo?
- Entenda o papel da coagulação no tratamento de água por ciclo completo e como a engenharia se envolve nisso. A coagulação química é um processo responsável pela desestabilização das partículas em um sistema aquoso.
Quais são os coagulantes na água?
- Mas há outros agentes químicos que podem ser utilizados com essa mesma função, como os sais de ferro (III) ou ainda polímeros orgânicos. Esses coagulantes são insolúveis na água e geram íons positivos (cátions) que atraem as impurezas carregadas negativamente nas águas.
Quais são os tratamentos de coagulação?
- Há diferentes tratamentos em que a coagulação pode ser aplicada, mas, a título de simplificação, vamos pensar no ciclo completo, em que a água é coagulada, floculada e depois parte para uma etapa de separação.
Qual é a coagulação química?
- A coagulação química é um processo responsável pela desestabilização das partículas em um sistema aquoso. No tratamento de água, em arranjos que incluem coagulação, essa etapa tem por objetivo tornar as impurezas que se encontram em suspensão fina, estado coloidal ou solução, passíveis de remoção nas fases seguintes.