O que os oxidos de enxofre causa no ser humano?

O que os oxidos de enxofre causa no ser humano?
Além do dano ambiental, que gera impactos diretamente aos seres humanos, o dióxido de enxofre é um gás tóxico que causa irritações no sistema respiratório, na pele e pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Qual é o óxido de enxofre?
- O óxido de enxofre(VI), também conhecido como trióxido de enxofre ou anidrido sulfúrico, é um composto químico de fórmula SO3. Sua estrutura é apresentada na Figura 1 (EMBL-EBI, 2016). O trióxido de enxofre é produzido em uma forma gasosa diluída, em uma planta de ácido sulfúrico de contato através da oxidação de gases contendo dióxido de enxofre.
Por que os óxidos de enxofre são irritantes?
- Os óxidos de enxofre também são irritantes para as mucosas dos olhos e para os órgãos respiratórios. Ele é capaz de lesionar os tecidos dos pulmões, agravar doenças como a bronquite, a enfisema e o cancro do pulmão.
Por que os óxidos de enxofre são prejudiciais à saúde?
- Ambos os óxidos de enxofre se dissolvem em gotículas de água atmosféricas para formar soluções ácidas que podem ser muito prejudiciais quando distribuídas sob a forma de chuva. Acredita-se que o ácido sulfúrico é a principal causa da acidez da chuva ácida, que pode danificar as florestas e causar a morte de peixes em muitos lagos.
Por que o dióxido de enxofre é prejudicial ao meio ambiente?
- Por se tratar de um gás prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, o dióxido de enxofre foi incorporado aos parâmetros de qualidade do ar por meio de um decreto instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O dióxido de enxofre é um gás emitido a partir da queima de combustíveis fósseis.